domingo, 7 de fevereiro de 2016

ABRIU HOJE


O Parque Bensaúde é uma antiga quinta do séc. XVII, constituída por vários edifícios e um belo jardim, onde se destaca o conjunto neoclássico de plataformas e as escadarias que culminam no Pavilhão, da autoria de um arquitecto escocês.

Possui, ainda, um notável conjunto de vegetação, salientando-se uma fabulosa alameda de plátanos, classificada de Interesse Público, e o maior sobreiro identificado em Lisboa.

Com uma áres de 3,5 ha, este parque, que tem vindo a sofrer diversas obras de requalificação, tem-se constituído como uma das principais atracções das famílias, com particular destaque para o conjunto de valências e equipamentos: quiosque com esplanada, sanitários, "aranha" gigante para as crianças, estátuas decorativas, equipamentos de fitness, parque infantil e parque hortícola.

A Quinta Bensaúde pertenceu originalmente aos Franciscanos  tendo posteriormente sido comprada pela família Bensaúde que a vendeu ao Estado, o qual a cedeu à Câmara Municipal de Lisboa por 30 anos em 1997.

A manutenção do parque é da responsabilidade da junta de freguesia de São Domingos de Benfica por delegação de competências em 2014.


O Palácio Bensaúde, situado entre os números 151 e 157 da estrada da Luz, em Lisboa, designou-se primitivamente Quinta de Santo António das Frechas, Quinta da Panasqueira ou Ferrão e Quinta dos Prostes ou Prestes. Com os jardins ocupa uma área de 163.107 m2 e pertenceu à família Bensaúde.

Edificado nos finais do séc. XVIII pela Ordem Franciscana que o destinou a casa de repouso, o palácio foi embelezado e engrandecido no início do séc. XX por Vasco Elias Bensaúde que fez dele sua residência, cuja fachada é de Raul Lino.

Do conjunto constam ainda as outrora habitações do pessoal, oficina de carpintaria, cocheira, duas estufas quentes e uma estufa fria, campo de ténis, canil e aviário para espécies exóticas.

A propriedade foi adquirida pelo Estado em 1980 com a finalidade de nela construir as novas instalações do Instituto Geográfico e Cadastral.

Actualmente, nas instalações do Palácio funcionam os serviços da Inspecção-Geral da Defesa Nacional.

Informação da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica (Lisboa)

Sem comentários: