domingo, 11 de outubro de 2015

MARCHA DO VITÓRIA DE SETÚBAL


TELECTRA - 17.020 - 1966

Balada de Sesimbra - Romarias da Madeira - Marcha do Vitória de Setúbal - O Dr. Gouveia

O Terno d´Ouros era um conjunto de Pinhal Novo nascido na primeira metade dos anos 60 e composto por três elementos : Álvaro Amaro (acordéon e voz), Feliciano Silva (tambor e voz) e Amílcar Caetano (voz). 

Os três amigos, um sapateiro, um bombeiro e um carteiro estrearam-se (ainda sem nome) no palco  do Clube Desportivo Pinhalnovense, o clube da terra, num concerto ainda preparado em maneira amadora (não tinham tambor e improvisaram a percussão com um balde de plástico).

Aos poucos, o conjunto começou a ser conhecido com concertos em  grandes palcos de hotéis de Lisboa e no Coliseu dos Recreios e começou a gravar discos. Assim também chegou o convite, em 1966, para gravar a Marcha do Vitória de Setúbal (com letra e música de Feliciano Silva). A Marcha era inspirada na final da Taça de Portugal daquele ano que o Vitória jogou contra o Sporting de Braga, final de má memória, dado que a equipa sadina foi derrotada por 1-0.

A música é uma alegre canção que na letra engrandece o nome de um clube “pequenino que ficou bem na memória” e que realmente espalha claramente a mística, a simplicidade, o bairrismo deste histórico clube português fundado em Novembro de 1910. 

O sucesso foi imediato e ainda hoje se ouve a marcha no início de cada jogo em casa, no Estádio do Bonfim. 

Texto de Eupremio Scarpa (Ephemera)

1 comentário:

Jaimestre disse...

Um dos músicos que designam por bombeiro não o é. É sim barbeiro de nome Álvaro Amaro e que em 2022 deixou de trabalhar por questões de saúde.