terça-feira, 21 de agosto de 2012

HIPNÓTICA / BEAUTIFY JUNKYARDS



Com excepção de dois ou três colegas mais próximos, não dei qualquer informação acerca da publicação do livro “Crónicas da América”, previamente divulgado neste blogue, a ninguém da Empresa onde trabalho.

Conhaque é conhaque, trabalho é trabalho e eu nunca gostei muito de misturar estes dois mundos.

Daí a minha surpresa quando o Sérgio Silva, há dois ou três meses atrás, aproveitou uma oportunidade para me entrar pelo gabinete adentro e me perguntar, com um ar cúmplice: “O doutor não será, por acaso, o Luís Miguel Mira que escreveu um livro de crónicas sobre a América…?”.

Surpreso, lá consegui que me explicasse a origem da questão: tinha encontrado o livro em casa de um amigo, folheou-o e viu lá dentro a minha fotografia…

Mas disse-me coisas muito mais interessantes, o Sérgio… Contou-me que tocava numa banda que se chamava Hipnótica e que também usava, episodicamente, o nome de Beautify Junkyards.

Respondi-lhe que o nome de Hipnótica não me era estranho e decerto que já o teria visto mencionado nalgum jornal. Já os Beautify Junkyards não me diziam nada…

Logo no dia seguinte o Sérgio fez o favor de me trazer este livrinho que aqui vos deixo, que se chama “…. breves histórias sobre o efeito HIPNÓTICA: 1994 > 2004”, o qual contém um CD de compilação de músicas da banda desse período, sobre as quais me pediu-me a opinião.

Dei-a com total sinceridade uns dias depois: que tinha gostado muito de algumas músicas que me pareciam ter uma sonoridade mais Folk, mas menos de outras electrónicas de inspiração, digamos assim, kraftewerkiana… E sempre pronto para arriscar referências, indiquei-lhe algumas que me pareceram mais perceptíveis, para além da já referidos: The Art of Noise e Tindersticks.

Aos primeiros o Sérgio não reagiu, mas disse-me que gostava muito dos Tindesticks e que até conhecia bem os seus elementos, com os quais os Hipnótica já tinham tocado juntos num Festival de Música algures na Europa, num local que me indicou mas que já me saiu da cabeça.

O Sérgio é aquilo que se chama um “gajo porreiro”. Simpático, afável, simples, discreto, competente, eficaz, trabalhador, pronto para resolver com diligência todo e qualquer problema que lhe seja colocado por algum de nós, sempre com um sorriso no rosto. Numa palavra, tudo aquilo que eu gostaria de ser e não sou…

Imaginei, pois, com prazer, o bom do Sérgio a despir-se, ao final do dia, das suas preocupações com os Serviços Gerais e a mergulhar a fundo nos sons tão pouco terrenos dos Hipnótica…

Mas a história não acaba aqui e o melhor ainda está para chegar…

Há duas semanas, atrás o Sérgio volta a entrar-me pelo gabinete e dispara-me à queima roupa mais ou menos isto: "O doutor, que gosta tanto de música Folk, talvez gostasse de saber que nós colaborámos numa compilação de música Folk com uma “cover” de uma música de Nick Drake. Essa nossa música passou várias vezes num programa de rádio na Inglaterra e um produtor inglês gostou muito dela e propôs-nos editá-la em single, com uma outra “cover” dos Mutantes em B side. Assim que puder ofereço-lhe um exemplar…”

A versão mais completa da história acabei eu por encontrá-la no “Y” do passado dia 17 de Agosto: os Beautify Junkyards, versão dos Hipnótica que se dedica mais às sonoridades Folk, acabaram de lançar um single em vinil, por intermédio da editora britânica Fruits de Mer, especializada em psych Folk e sonoridades afins, contendo no lado A a tal cover de “From the Morning”, de Nick Drake, que conheço muito bem
do álbum “Pink Moon” e no lado B a de “Fuga nº 2”, dos Mutantes, que desconheço em absoluto.

Mas conta mais, a “Y”, que o Sérgio não contou…

Este “single” servirá de aperitivo para um novo LP da banda a lançar entre o final deste ano e o início de 2013, o qual contará com novas covers de gente tão boa como Bridget St. John, Donovan, Vashti Bunyan, Linda Perhacs e Heron! Ou seja, tudo gente muito lá de casa, embora relativamente obscura, com excepção, claro está, do Hurdy Gurdy Man…

Que uma banda na segunda década do Séx. XXI se lembre desta gente, é assinalável.

Que essa banda seja portuguesa, é notável…

E que essa banda integre o meu amigo Sérgio é motivo de grande satisfação!

Ficarei em pulgas para ouvir o LP...

E direi que, afinal de contas, nem tudo está perdido neste nosso pobre País.

Tenhamos esperança!

PS:

Boas férias para quem estiver de partida, como é o meu caso.

Coragem! Para os restantes...

Colaboração de Luís Mira

4 comentários:

ié-ié disse...

Dos Hipnótica, tenho, pelo menos, o "Enter", de 1999. Foi o Manuel Falcão que mo "vendeu" e e eu gostei.

LT

filhote disse...


História notável e, como sempre, bem contada pelo companheiro Luís.

Também fiquei em pulgas para conhecer essas músicas...

... músicos portugueses ocupados com Bridget St. John ou Nick Drake? Quero conhecer o Sergio...

... ainda existe esperança para Portugal!

Boas férias!

filhote disse...


Errata: no meu comentário anterior, ler "Sérgio" em vez de "Sergio".

Anónimo disse...

Hipnotica e bem bom.
Pedro Brandao