PARLOPHONE - JGEP 12014 - edição sul-africana (1968)
Primavera do Amor ("Those Were The Days") (Gene Raskin/Maria José Arriaga) - Naquela Manhã D'Oiro (Júlio Correia) - Óculos de Sol" ("Sunglasses") (JD Loudermilk/Al Rodrigo) - Canção Para Uma Noite (Júlio Correia/Pereira Pinto)
Esta é a edição original de "Óculos de Sol", o grande, mas inesperado, êxito de Natércia Barreto. Tão inesperado foi, que nem sequer era a faixa principal do EP.
Maria Natércia Mesquita Barreto Pereira, conhecida artísticamente como Natércia Barreto e/ou Techa, nasceu em Vila de João Belo, hoje Xai-Xai, em Moçambique, no dia 07 de Junho de 1950.
Começou muito cedo a cantar no Rádio Clube de Moçambique.
Deu numerosos espectáculos por Moçambique e África do Sul, ganhou prémios da imprensa de Moçambique, dois concursos de Rainha da Rádio, um em 1965 e outro em 1970.
Ganhou também o 1º prémio de interpretação num festival da canção organizado por Luís Piçarra em 1967, ano em que começou a gravar para a EMI, a convite do director artístico da editora, Joe Nofal.
O primeiro disco (Parlophone JGEP 12010) foi editado em Moçambique em 1968 com versões portuguesas de “San Francisco” e de “Eternally” e duas canções originais do poeta, escritor e jornalista moçambicano Guilherme de Melo, com músicas dos maestros Artur Fonseca e António Gavino.
O grande sucesso, "Óculos de Sol", só viria a ser editado ao 3º EP, em 1968 ( na imagem).
“Óculos de Sol” é a versão portuguesa de “Sunglasses”, da autoria de John D. Loudermilk, também autor de “Road Hog” (“Calhambeque”), que tinha sido gravado em 1965 por Skeeter Davis e em 1967 por Sandy Posey.
Al Rodrigo, autor da versão, já falecido, também era artista e cantava em espectáculos portugueses na África do Sul.
Esta canção não era para ter sido gravada, pois já havia uma outra canção arranjada para eu gravar, mas como a SPA não permitiu, o Al Rodrigo foi contactado por um dos directores da EMI, Joe Nofal, que lhe pediu para fazer a versão de "Sunglasses/Óculos de Sol" quase de um dia para o outro, em virtude de o estúdio já estar marcado para eu gravar.
Assim, na véspera da gravação, tinha acabado de chegar de Moçambique, tive que aprender a melodia e a letra à pressa, mal sabendo que essa canção iria fazer tanto sucesso!, lembra Natércia Barreto em declarações a este blogue.
Al Rodrigo viria a co-produzir o último disco de Natércia Barreto.
Muito bom !
ResponderEliminarQue tal etiqueta "Biografias do pop-rock portugues"
São testes para uma Enciclopédia...
ResponderEliminarLT
Quem não se lembra da Natércia Barreto e os seus "Oculos de Sol"???!!!
ResponderEliminarA minha mulher Fernanda que trabalhou tantos anos na Loja Valentim de Carvalho na Rua Nova do Almada lembra-se perfeitamente de uma garota muito simpática que lá ia com a sua mãe e tia e tinha sempre uma palavra carinhosa para toda a gente.
http://www.ondapop.pt/nordm16.html Tem mais alguns dados curiosos e imagens interessantes.
ResponderEliminar