terça-feira, 6 de julho de 2010

MOCIDADE EM FÉRIAS


COLUMBIA - SLEM 2141 - edição portuguesa

The Next Time - Bachelor Boy - When My Dream Boat Comes Home - Spanish Harlem

Esta mesmíssima edição teve uma outra capa.

Desconheço qual das duas é a primeira e a razão da substituição, mas esta é bem superior!

25 comentários:

  1. Arranja-se a contra-capa?
    Pleeeeaaaase?

    ResponderEliminar
  2. A história é sempre a mesma Ratão, Programo os discos com grande antecedência, depois são chutados para o Norte...

    LT

    ResponderEliminar
  3. Filme "mauzote" e música não mtº melhor. Exprime bem a decadência de Cliff e Shadows.

    ResponderEliminar
  4. Não poderia estar mais em desacordo, caro JC.
    "Summer Holiday" é hoje um autêntico clássico na área do filme musical, bem representativo da juventude daqueles anos. O argumento serve apenas para o desenrolar das canções e números musicais, é certo, mas todos os temas são de primeira água (Cliff e Os Shadows estão aqui no apogeu, não na decadência). Vi-o em estreia num cinema de Johanneburg, tinha os meus 10/11 anos e muitas das sequências nunca mais me saíram da memória - O Cliff a cantar o "Summer Holiday" ao volante do autocarro e a dançar mais os 4 Shadows com o "Bachelor Boy" por fundo, os temas instrumentais que Os Shadows interpretam numa boite-cave em Paris, o "Dancing Shoes" nos fenos e toda a paródia do "casamento" seguinte, a paisagem clássica dé Atenas a enquadrar "The Next Time".
    É um filme que ainda hoje não me canso de ver e de rever, sempre com grande prazer.

    ResponderEliminar
  5. Luís, quando voltares ao Norte vê se te lembras deste caso particular, pois este era um EP que gostaria imenso de incluir na minha coleção de miniaturas.

    ResponderEliminar
  6. Uma vez sem exemplo... estou de acordo com o Rato!

    Conhecias esta capa? Nunca a tinha visto!

    LT

    ResponderEliminar
  7. Prefiro o anterior "The Young Ones", mas a discordância é bem salutar, principalmente com dois respeitados conhecedores (o Rato tb um cinéfilo). É que neste até a "pikena" não é nada de especial...
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Um dos meus sonhos de juventude (e de agora também) é pegar num routemaster, modificá-lo e ala que se faz tarde por essa Europa fora!

    LT

    ResponderEliminar
  9. Por nunca ter visto esta capa (deliciosa) é que fiquei "em pulgas" para ter este EP incluído na minha coleção de miniaturas.
    Faz lá o jeito, camarada!
    E contra-capas à parte, somos muito mais convergentes nos gostos do que o contrário, eu acho.

    ResponderEliminar
  10. Uma informação à parte: o grande êxito do filme na época criou na África do Sul e em Moçambique a moda das camisas esburacadas à Cliff. Tive duas, uma branca e outra creme como a usada no filme.
    Alguns anos mais tarde, no início dos anos 70, a moda já era outra - camisas interiores tingidas de várias cores, por culpa do Joe Cocker de Woodstock. Dessas então, tive várias.

    ResponderEliminar
  11. camisas esburacadas??.........

    ResponderEliminar
  12. Por acaso tenho este EP em casa! Concordo com o Rato, nesta fase ainda o Cliff estava bem no topo. Aliás, o "Bachelor Boy" é a única canção em que Cliff é autor e que chegou ao nº 1 do top inglês - é uma composição dele e de Bruce Welch.

    Por curiosidade a história, bem detalhada, do "Bachelor Boy" pode ser lida aqui:
    http://www.cliffrichardsongs.com/bachboy/

    ResponderEliminar
  13. Se tens este EP, LSO, digitaliza sff a contracapa pró Rato.

    tks!

    LT

    ResponderEliminar
  14. Ops, lapso, está na casa dos meus pais. Mas, muito em breve digitalizo e envio.

    ResponderEliminar
  15. Acho é na "outra capa" ou na do LP que Cliff aparece c/ a tal "T Shirt" esburacada. Certo ou errado?

    ResponderEliminar
  16. A "t-shirt esburacada" é no "Summer Holiday" propriamente dito!

    LT

    ResponderEliminar
  17. Ó "Rato",
    este é também um da minha colecção.
    Vou preparar tudo para teres os dados das contra-capas.

    ResponderEliminar
  18. É apenas no fim do filme ("The Next Time", em Atenas) que o Cliff usa a tal camiseta esburacada. Não se trata de uma vulgar "T-Shirt" (será que naquele tempo o termo já se usava?), pelo que me escapa o termo correcto para tal peça de vestuário. O melhor é ficar mesmo "Cliff's shirt", eheheh...

    ResponderEliminar
  19. Contracapas, t-shirts... e ninguém fala no essencial que é a de esta edição ter duas capas completamente diferentes! Porque seria? E as contracapas são praticamente idênticas... daí a importância que se lhes dá...

    LT

    ResponderEliminar
  20. Realmente essa é a questão para a qual também gostava de conhecer a resposta. Terá a ver com versão mono e versão stereo?! Ou apenas uma questão de marketing? Alguém sabe as datas de edição desses dois EP's em Portugal?

    ResponderEliminar
  21. Já havia T-Shirts, Rato, embora não mtº divulgadas e pouco usadas em Portugal. Por exemplo, James Dean aparece de T-Shirt no "Gigante" e não me lembro mesmo se tb nos seus 2 filmes anteriores. E tens razão: o formato era + ou - o de uma T-Shirt mas mais larga, menos "justa". Certo? Um caso de "product placement" e "endorsement" que deve ter rendido bom dinheiro ao fabricante. O que é curioso é que os árabes tapam-se para se defender do calor e nós, ocidentais, destapamo-nos

    ResponderEliminar
  22. A Wikipédia (fonte que vale o que vale) diz que a t-shirt foi popularizada por Marlon Brando em "A Streetcar Named Desire" (1951).

    Por mim, sempre ouvi dizer que a t-shirt (assim chamada pela forma de T) já vem do séc. XIX e que foram os soldados norte-americanos que a popularizaram como peça da farda na II Grande Guerra.

    Vou perguntar ao Cão Azul, ah! ah!.

    LT

    ResponderEliminar
  23. Teve direito a nova capa porque esta é muito melhor do que a anterior :)

    ResponderEliminar
  24. Se calhar... mas a outra também não era assim tão horrorosa!

    LT

    ResponderEliminar

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!