terça-feira, 6 de julho de 2010

GIMME SOME TRUTH


DISCOBERTAS - DB-016 - 2009

Jealous Guy (Zé Ramalho) - Norwegian Wood (This Bird Has Flown) (Milton Nascimento) - Because (MPB-4 & Quarteto Em Cy) - In My Life (Rita Lee) - Imagine (Paulo Ricardo) - Love (Ivan Lins) - How? (Hevelyn Costa) - Isolation (Twiggy) - Mother (O Anti-Herói) - Watching The Wheels (André Rafael) - My Life (Leila Pinheiro) - Child Of Nature (Daca) - How Do You Sleep? (Kadu Mota) - Across The Universe (Gram) - Você Ainda Pode Sonhar (Lucy In The Sky With Diamonds) (Ira!) - Balada De John E Yoko (The Ballad Of John And Yoko) (Titãs) - Demais (Yes It Is) (Verônica Sabino) - Meu Bem (Girl) (Ronnie Von) - Come Together (Wilson das Neves) - Help (Demônios da Garoa)

John Lennon faria 70 anos no dia 09 de Outubro, se fosse vivo. E faz 30 anos, no dia 08 de Dezembro, que foi morto.

Para assinalar estas datas, a viúva de Lennon, Yoko Ono, e as editoras com quem Lennon gravou já anunciaram um complexo plano de edições:

Tudo - "Gimme Some Truth", é o título da campanha - vai começar no dia 04 de Outubro com a edição de 8 álbuns remasterizados de John Lennon:

- John Lennon/Plastic Ono Band (1970)
- Imagine (1971)
- Some Time In New York City (1972)
- Mind Games (1973)
- Walls And Bridges (1974)
- Rock 'N' Roll (1975)
- Double Fantasy Stripped Down (2010)/Double Fantasy (1980)
- Milk And Honey (1984)

A versão stripped sown de "Double Fantasy" é uma nova mistura de Yoko Ono e Jack Douglas que acompanha a versão original.

Haverá ainda:

- uma colectânea de êxitos intitulada "Power To The People: The Hits" em duas edições: a edição normal de 15 canções e uma "Experience Edition".
- uma caixa temática de 4 CDs intitulada "Gimme Some Truth": 72 canções em 4 CDs: "Roots" (rocks), "Working Class Hero" (políticas), "Woman" (canções de amor) e "Borrowed Time" (canções sobre a vida).
- uma caixa de 11 CDs com os 8 álbuns remasterizados, raridades, non-album singles (em EP), desenhos de Lennon e livro, intitulada "The John Lennon Signature Box".

Tal como na remasterização dos Beatles, também a de John Lennon foi da responsabilidade de Allan Rouse. Qualidade garantida!

No total são 121 canções remasterizadas!

Lá vai barão!

17 comentários:

  1. não são dois assuntos distintos?

    ResponderEliminar
  2. E as revistas dedicadas- Mojo, Record Collector, Uncut, HI-Fi News, Guitar One, Word, Rock & Folk- vão chamar um figo a estas reedições.
    A que mais espero ler é a Hi-Fi News.

    ResponderEliminar
  3. Neste caso não vai barão de certeza!

    ResponderEliminar
  4. Atenção aos mais desatentos: Toda a obra a solo de John Lennon foi remasterizada há poucos anos num trabalho de excelente qualidade sonora. Coletâneas é algo que não falta, entre CD's simples e caixas. Separação temática por 4 CD's? Enfim, é mais uma vez a japonesa a meter a mão no bolso dos incautos. Mas desta vez já zipei o meu e nela a "mão amarela" não entra não!

    ResponderEliminar
  5. Como estás (tão) equivocado, Rato!

    LT

    ResponderEliminar
  6. A simples ideia de dar dinheiro a ganhar à Yoko Ono à boleia do Lennon causa-me arrepios!

    ResponderEliminar
  7. Finalmente conseguiste este cd, hein?

    Como foi?
    É que estava esgotado em Sampa e no Rio...

    ResponderEliminar
  8. Sois uns tótós, tu e o Filhote! Foi o Marcelo Froes que teve a gentileza de mo enviar!

    O Filhote também agora me disse que estavam esgotados outro do Lennon e da Yoko.

    Parecem aqueles meninos/as da FNAC que, quando não sabem, dizem logo que o disco está esgotado...

    LT

    ResponderEliminar
  9. Quer-se dizer:

    atão se V.Exa. tem acesso direto ao produtor, pq incomoda nóis, comuns mortais, pô?

    e depois ainda injuria de tótós a quem se sacrifica a palmilhar quilómetros nas ruas da selva de pedra paulistana e da capital fluminense!

    ResponderEliminar
  10. Que pena eu tenho de Vexa, (S)LB!!!

    LR

    ResponderEliminar
  11. Em vez de trocarem galhardetes sobre o facto do Ié-Ié ter conseguido este disco, mais importante seria debaterem o mérito destas remasterizações: como bem diz o Rato, a obra do Lennon já foi "alvo" de remasterização. Então qual a vantagem desta nova "limpeza"? Será claramente melhor? Incluirá temas inéditos e interessantes? Etc...
    Para quem, como eu, não adquiriu a caixa anterior, interessará mais comparar as duas caixas (qd sair esta aqui referenciada, obviamente) e ouvir/discutir opiniões que nos ajudem a tomar uma decisão.
    Quanto aos Cds temáticos, mais uma vez estou de acordo com o Rato, é apenas uma boa jogada de marketing - apostar em todas as frentes: o fá dedicado, o "completista", o ouvinte casual, o que não tem nada do Lennon e acha que é altura de ouvir "umas coisas", enfim, cobrem-se todas as possibilidades.
    Mais informação construtiva, por favor ;-)

    ResponderEliminar
  12. Nada de acordo! Esta campanha de Lennon - digo eu! - não tem como alvo os convertidos, mas sim as novas gerações que ainda compra CDs.

    Em todo o caso, sempre será uma remasterização "à flor do cunho" - ah! ah!

    Com teorias retrógradas é que não se vai a lado algum, nada se faz.

    Assim, não se "arruma" a carreira de Elvis, a dos Stones, a de Cliff Richard, a de Roberto Carlos, a de José Cid e por aí fora...

    E só compra, quem quer!

    LT

    ResponderEliminar
  13. Retrógradas, porquê?!

    O ponto central do meu comentário é que nem toda a gente tem dinheiro para comprar tudo o que sai.
    Há que comparar para poder escolher a que acharmos melhor.
    E para isso pedem-se contributos futuros dos especialistas da casa...
    Não é também para trocar impressões que servem os blogs?

    carlos

    ResponderEliminar
  14. Claro que sim! E quando falo de "teorias retrógradas" não é para ofender alguém, mas tão-só para enfatizar que não podemos (acho eu!) ficar contentes com o que já há!

    Além de não haver dinheiro para comprar tudo o que há, também pode não haver interesse em fazer "upgrade" de tudo o que se tem.

    Por exemplo, estou satisfeito com o meu Elvis, mas acho bem que continuem a fazer remasterizações, caixas, colectâneas, etc.

    Às vezes, até por uma capa se compra um disco, quanto mais por uma canção.

    E depois é a receita do costume: compra-se o disco e nesse dia não se vai almoçar ao restaurante...

    LT

    ResponderEliminar

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!