sexta-feira, 21 de maio de 2010

CINEMA CONDES HÁ 200 ANOS


O Hard Rock Cafe, em Lisboa, foi anteriormente o cinema Condes, mas há 200 anos era o Teatro da Rua dos Condes, conforme imagem publicada no "Diário Popular", de 03 de Fevereiro de 1966.

Segundo a descrição do vespertino lisboeta, chegou a ser Teatro Nacional, juntamente com S. Carlos.

O jornal diz ainda que o cinema Condes, que sucedeu ao Teatro, por onde desfilaram grandes companhias estrangeiras e nacionais, bons elencos de ópera e opereta italiana, grandes figuras da cena francesa e o que de melhor havia no nosso teatro, foi construído em 1956 pelo prestigioso comerciante da capital, Francisco de Almeida Grandela, o mesmo que ergueu os grandes armazéns que têm o seu nome.

E antes de ser Condes foi ainda Animatógrapho com campaínha à porta a chamar os espectadores. Desde 1916 funcionou sempre como cinema.

Ainda um pormenor curioso ligado à história do teatro: nos seus baixos funcionou durante mais de meio século um clube privativo de comerciantes e industriais de prestígio, Os Makavencos, ponto de reunião nocturna para bons momentos de cavaco.

3 comentários:

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!