quinta-feira, 15 de abril de 2010

1ª OBRA DE TAVEIRA EM LISBOA 01


Já que se falou no arq. Tomás Taveira, eis a sua primeira obra na cidade de Lisboa, a actual sede da agência de notícias Lusa, na rua Dr. João Couto, lote C.

Inicialmente, era para ter sido a sede da Brisa, mas não chegou a ser. A Lusa é desde 1987 e até agora o seu único ocupante.

Se bem me lembro, o edifício tinha graves problemas de climatização. No Verão era impossível de se lá estar dentro.

15 comentários:

  1. Bem...não estou a perceber...Não era na Lusa que o LPA trabalhava? Haverá alguma relação que aparentemente não se entende...(???). Como sempre, talvez o Daniel B. tenha a explicação...

    ResponderEliminar
  2. CARO ANÓNIMO
    Acho que tens toda a razão,pois acho profundamente injusto esquecer a outra não menos importante faceta deste famoso Arquitecto que é a de Cineasta especialista em "Cinema Verité" "compagnon de route" de GODDARD e TROUFFAUT e segundo consta da SPIELBERG na sua primeira e mais obscura fase bastante anterior ao E.T.
    Há algumas semanas a INTERNET e diga-se de passagem numa justissima homenagem pôs novamente a circular a sua mais conhecida obra cinematográfica "HUPPS!!ALL INSIDE" (Versão Internacional)acerca da qual o nosso MANOEL de OLIVEIRA disse rnquanto limpava a baba que lhe escorria dos cantos da bôca,depois do visionamento:
    TEMOS HOMEM!!!!!
    Caro Anónimo!!!
    Tens toda a razão,pois devido á ligação entre este fabuloso edificio e a LUSA é natural que o nosso LUIS tenha perdida na POEIRA DO TEMPO alguma interessante entrevista a este multifacetado Artista que nos possa elucidar sobre a sua obra.
    CULTURA!!!É CULTURA!!!

    ResponderEliminar
  3. O Daniel B. é apreciador de filmes alternativos :)

    ResponderEliminar
  4. De maneira nenhuma,inclusivé já ultrapassei essa fase há muitos anos,mais a mais o tema era muito repetitivo,estilo "volta ao principio e toca o mesmo".

    ResponderEliminar
  5. Trata-se de grande “arquiterectura” que evidencia bem a “griffe” do post-moderno autor.

    No Verão era impossível de se lá estar dentro, excepto o “arquiterecto”, certamente, todo lá dentro no “second base” da querida Lisboa.

    JR

    ResponderEliminar
  6. só falta dizer que o dito arquitecto fez um edificio exactamente igual em Macau, apenas mais pequeno.
    neste de lisboa, a construção e o projecto foram tão maus que nos primeiros anos em que a Lusa esteve lá se gastou mais dinheiro em obras de reparações e adaptaçao ao ser humano do que provavelmente terá custado o predio...

    ResponderEliminar
  7. Lembro-me que quem lá andou a reconstruir o interior se queixar da esquadria, que não estaria bem feita.

    LT

    ResponderEliminar
  8. Luis
    Realmente também ouvi dizer que foi a esquadria que lixou aquilo tudo!!!
    Uma pena!!!

    ResponderEliminar
  9. Onde está a graça, sr. Daniel?

    ResponderEliminar
  10. A Graça está para os lados da Penha de França,Almirante Reis.,,,por aí!!!!

    ResponderEliminar
  11. Noto alguma pontinha de inveja em alguns (poucos) comentários :)

    ResponderEliminar
  12. oh GPS!!!!
    Liga-me essa coisa,e vê se percebes que "o pessoal" está na brincadeira.
    Aqui não há invejas de nada,simplesmente matêr a bôa disposição e dizer umas "baboseiras" de vêz em quando,acho que ajuda a levar a cruz ao Calvário (por acaso para mim não é grande problema... pois moro na Infante Santo)
    BRUXO!!!!

    ResponderEliminar
  13. Ó LT, e aquelas fechaduras vindas de Itália, encomendadas pelo Taveira, passados alguns meses começaram a encravar, e alguns de nós ficámos trancados nos gabinetes. Um ano mais tarde, foram todas substituídas, por fechaduras de uma empresa portuguesa!!!

    ResponderEliminar
  14. Não sei onde está a admiração!!!!
    Tôda a gente sabe que o arquitecto Taveira não é grande coisa com fechaduras ,mas um expert a....abrir portas!!!!

    ResponderEliminar

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!