terça-feira, 3 de novembro de 2009

MUSE - TORNADOS


WB - 825646874347 - 2009

Uprising - Resistance - Undisclosed Desires - United States Of Eurasia - Guiding Light - Unnatural Selection - MK Ultra - I Belong To You - Exogenesis: Symphony Parts 1, 2 and 3

Matthew Bellamy, líder dos Muse (voz, guitarra), é filho de um dos lendários membros dos Tornados (ou Tornadoes), George Bellamy, agora com 68 anos.

Grupo instrumental, os Tornados são sobretudo conhecidos pelo êxito "Telstar" (1962). Foi composto e produzido por outro lendário da música Joe Meek. Meek formou os Tornados para fazer concorrência aos Shadows.

Os Tornados foram músicos de estúdio para John Leyton ("Johnny Remember Me") e banda de acompanhamento de Billy Fury.

"Telstar" foi o quarto sucesso britânico nos Estados Unidos desde a II Grande Guerra (22 de Dezembro de 1962), a seguir a "Auf Wiederseh'n Sweetheart" (Vera Lynn, 1952), "He's Got The Whole World In His Hands" (Laurie London, 1958) e "Stranger On The Shore" (Acker Bilk, 1962), mas o primeiro de um grupo inglês.

O ineditismo da situação levou a que muita gente pensasse (e ainda hoje há quem pense) que a banda seria norte-americana.

A canção é também considerada a grande ponta de lança para a chamada british invasion que se seguiria sob a liderança incontestável dos Beatles.

"Telstar", o primeiro foguetão de comunicações, foi lançado no dia 10 de Julho de 1962 e Joe Meek suicidou-se no dia 03 de Fevereiro de 1967, no oitavo aniversário da morte de Buddy Holly, com um tiro na cabeça no seu próprio estúdio.

A pistola pertencia a Heinz, albino alemão, que fazia parte dos Tornados e que depois encetou uma carreira a solo em nome próprio.

George Bellamy, pai de Matthew, dos Muse, saiu dos Tornados em 1963 por motivos de saúde e encorajou o filho a tocar piano ouvindo Ray Charles.

Os Muse apresentam-se no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, no dia 29 de Novembro, num concerto já esgotado.

Tiveram mais de 18 mil pessoas, o dobro das que tiveram os Prodigy e que foram capa da Blitz.

4 comentários:

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!