Les Paul, guitarrista norte-americano de jazz e inventor da guitarra eléctrica, morreu hoje de paragem respiratória devido a uma pneumonia, no hospital White Plains, em Nova Iorque. Tinha 94 anos.
De acordo com a empresa Gibson Guitar, com quem estabeleceu a parceria que tornaria a sua guitarra famosa, a familia e amigos de Les Paul estavam a seu lado no momento da morte.
Lester William Polfuss, mais conhecido por Les Paul, apesar de não saber ler música, mudaria para sempre a história desta forma de arte. Insatisfeito com a guitarra acústica, foi pioneiro no desenvolvimento da guitarra eléctrica com corpo de madeira sólido, que criou em 1941 e baptizou com o seu nome. A Gibson Les Paul seria, depois, comercializada em parceria com a empresa Gibson Guitar Corporation, em 1952.
O uso da guitarra eléctrica ganhou popularidade nos anos 40 e explodiu com o advento do rock nos anos 50, facto tornado possível pela guitarra de Les Paul.
A Gibson Les Paul é hoje usada por muitos artistas internacionais, como Paul McCartney, Eric Clapton, Billie Joe Armstrong ou Dave Grohl.
Além da guitarra, Les Paul mudou, também, o curso da música com a introdução, por exemplo, da gravação em multitrack.
Mas o seu lado criativo não se fez sentir apenas nas invenções. Também na música o artista deu cartas, conseguindo 36 discos de ouro com a sua mulher Mary Ford, nos anos 50, com quem protagonizou um programa de rádio e tv que durou sete anos.
Para além da incursão no Hall of Fame dos Inventores, em 2005, Les Paul foi também incluído no Grammy Hall of Fame em 1978 e no Rock 'n' Roll Hall of Fame, em 1988.
Fonte: JN
Mais um "monstro sagrado" que nos deixou.
ResponderEliminarNunca conseguirei esquecer o inconfundivel som dos discos de Les Paul & Mary Ford
Ouvi a noticia, mas hoje tem sido um dia complicado!!!
ResponderEliminarOs meus sentimentos.
ResponderEliminarA importância de Les Paul no progresso da música popular é imensa. E, como refere o texto, ele, e Mary Ford, eram artistas de enorme talento.
Mesmo assim, o texto do JN contém algumas imprecisões históricas, começando logo pelo facto de que Les Paul não foi, propriamente, o inventor da guitarra eléctrica...
Nem mais filhote, se bem que é comum atribuir-se essa invenção, foi sem dúvida um dos primeiros a criar uma Guitarra Eléctrica "solid body", mas antes já se utilizavam as acústicas com pickups da Rickenbacker, que acho que foi a primeira a fabricá-los. Também há quem atribua a invenção a Leo Fender, e de facto a telecaster foi comercializada massivamente antes de Les Paul ter feito o acordo com a Gibson para o fabrico da sua "invenção". De qualquer modo Les Paul foi sem dúvida um dos maiores responsáveis pelo som que deu origem ao R´n´R, além de ter sido ele próprio um excelente músico, e ter inovado também nas técnicas de gravação. Mais um que foi para o Olimpo do Rock, aquilo lá em cima já está é a ficar mais animado do que cá em baixo...
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarTudo isso é verdade, JK. Mas a guitarra ícone e o som que mais facilmento identificamos c/ o R n' R é o da Fender, o que talvez tenha o seu quê de injusto para Les Paul.
ResponderEliminarRIP, Les Paul.
ResponderEliminarPara mim a imagem que imortaliza a Gibson que levou o nome do grande musico americano é o mago Jimmy Page no filme The Song Remains the Same!
JC, compreendo o que queres dizer, mas não concordo com a afirmação do Les Paul ser injustiçado, antes pelo contrário, pois é sempre considerado o inventor da Guitarra Eléctrica, quando na realidade não o é. Quanto aos ícons, a Strat é de facto a guitarra mais vendida e copiada, mas a silhueta da Gibson LP é também um ícon do Rock, e utilizada também por quase todos os monstros sagrados da guitarra. Será quase como comparar Beatles e Stones. Não creio que neste caso exista qualquer injustiça para com o Les Paul.
ResponderEliminarAcabo por concordar contigo, JK. Quando falei de injustiça apenas me quis referir ao facto de quando alguém quer descrever uma guitarra de R n' R a maioria descreve a Strat, por ser a mais popular. Apenas uma questão de popularidade.
ResponderEliminarJC e Kerouac,
ResponderEliminarnão podemos esquecer que Chuck Berry sempre usou apenas Gibson.
E Chuck Berry é o Rock'n'Roll!
Ou antes, o som do Rock'n'Roll é Chuck Berry!!!!