sexta-feira, 6 de março de 2009

BEATLES EM PORTUGAL


PARLOPHONE - LMEP 1267 - edição portuguesa (1967)

Penny Lane - Love You To - Strawberry Fields Forever - Tomorrow Never Knows

Este é o 24º disco dos Beatles editado em Portugal na década de 60 e, segundo creio - e Christoph Maus também - o único nacional que tem uma capa idêntica a outra editada no estrangeiro, neste caso em França.

Em todo o caso, o alinhamento é diferente.

Atente-se ao que escreve Christoph Maus no seu volume "Beatles Worldwide II", Maus of Music Book Publishing, 2005:

One of the highlights of this book surely is the illustrated portuguese discography, as in this country, the Beatles singles and EPs were published in beautiful full-coloured picture sleeves.

Turn to page 319 and have a lokk at them! I think you will agree that they are amongst the best in the world.

Olha que p*, eu sempre disse isso!

Mas Christoph Maus diz mais:

In the 1960s, Portugal was probably the poorest country in the western Europe. Therefore, one can only be amazed at the fact the records there were issued in such fine picture sleeves. Since the portuguese population numbered about six million at that time, of which only a small percentage would buy Beatles' records, they were pressed in small quantities and are rarely seen for sale today.

Para este parágrafo, Maus já não tem a minha benção!

9 comentários:

  1. Mas o último parágrafo não é a mais pura das verdades?

    ResponderEliminar
  2. Se calhar o Luís falava da alegada raridade das edições portuguesas, presumo eu.

    ResponderEliminar
  3. 6 million? Era melhor ter-se informado...

    ResponderEliminar
  4. Depois dos livros, dos congressos, das teses, das homenagens e até das análises semióticas, os Beatles vão agora ser objecto de um curso universitário, com início em Setembro próximo, na Universidade Hope de Liverpool.

    Segundo o organizador do curso, Mike Brocken, professor de Música Popular, este inédito master foi criado porque "escreveram-se já mais de oito mil livros sobre os Beatles, mas nunca houve quaisquer estudos académicos sérios sobre eles, e é essa lacuna que queremos preencher. Quarenta anos mais tarde, este é o momento para isso e Liverpool é o lugar adequado para estudar os Beatles. Este é sem dúvida o primeiro master sobre os Beatles em todo o Reino Unido e diria que também provavelmente no mundo inteiro".

    O curso vai estar aberto a um máximo de 30 alunos, terá quatro módulos de 12 semanas, e no final cada aluno terá que apresentar uma dissertação. Os alunos que o frequentarem a tempo parcial terão uma lição por semana durante um ano.

    Denominado Beatles, Música Popular e Sociedade, o curso centrar-se-á na indústria musical do pós-guerra, nas subculturas urbanas do Reino Unido e na importância da autenticidade e do local em que os Beatles nasceram para a música, e para a história do século XX. Um curso semelhante custa 3900 euros nesta universidade.
    (in Diário de Notícias)

    ResponderEliminar
  5. o Christoph Maus será da família do Rato ?

    ResponderEliminar
  6. Talvez do John Maus (aka Walker). Mas há mtºs "Maus" no mundo...

    ResponderEliminar
  7. Não sou perito, mas não é muito o valor. Talvez uns 20 euros. O Filhote saberá melhor...

    LT

    ResponderEliminar
  8. Acho que não fica bem falar aqui de valores, PPBEAT...

    De qualquer forma, o valor comercial praticado mundo afora, por este EP, vem inscrito no referido livro do Christoph Maus. E o livro pode ser comprado na Carbono, por exemplo.

    Mais não digo, para não despertar os oportunistas (que não será por certo o seu caso, PPBEAT).

    ResponderEliminar

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!