Foi em Ofir, que tem uma aprazível praia, que se realizou em 1969 a tão badalada
convenção da Orfeu que teve a presença, entre outros de José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Tonicha, Florbela Queirós, Vieira da Silva, Francisco Naia, Long John Baldry e Foundations.
Talvez tenha ficado um pouco extenso mas pode ter interessante para o autor do blog e para eventuais interessados nestas temáticas. Após uma breve procura no google.
ResponderEliminar-- Vários artigos sobre José Afonso. Um dos artigos fala da reedição da década de '90 e inclui depoimentos de Ema Pedrosa (na altura na Movieplay) e de Arnaldo trindade.
https://mundodacancao.pt/wp-content/uploads/2017/09/CantarZeca.pdf
-- Texto de Orlando Dias Agudo sobre Conv. Ofir - Apesar do nome pomposo, era iniciativa de alto nível mas com arestas por limar
https://radio.hypotheses.org/3008
-- dados biográficos de Vieira da Silva onde refere o nome do hotel
02/12/1969 - OFIR (1ª. Convenção Internacional do Disco A.T. - Hotel do Pinhal)
http://www.vieiradasilva-ilhavo.com/registos.php?id=5
-- O ano de 1969 no blog de um dos visitantes desde blog - inclui referência à Convenção
https://portadaloja.blogspot.com/2019/03/o-ano-de-1969-tal-como-julgo-lembrar-me.html
-- A Convenção na imprensa especializada (Billboard, Record retailer)
https://arquivo.pt/wayback/20090705123816/http://arnaldotrindade.no.sapo.pt/recortes.htm
-- Tese (refere o antigo site de Arnaldo Trindade)
Com o mercado fonográfico nacional em franca ascensão, esse mesmo ano ficou igualmente marcado pela primeira Convenção do Disco organizada em Ofir por Arnaldo Trindade e onde mais de 130 comerciantes puderam assistir aos planos para a dinamização da indústria fonográfica em Portugal.25
http://www.serge-against-bourg.net/mestrado/capituloI/novosmeios.html
-- Visita à antiga página de Arnaldo trindade
https://arquivo.pt/wayback/20090520162043/http://arnaldotrindade.no.sapo.pt/
Arnaldo Trindade teve o mérito de sempre se rodear de pessoas inovadoras e de grande qualidade, sem a ajuda deles ter-lhe-ia sido impossível criar a sua obra. Aqui ficam nomes e fotografias de alguns que colaboraram com a editora Orfeu, a quem a cultura portuguesa e especialmente a música portuguesa, muito devem:
Foram tantas, de tão diferentes tipos musicais, as edições que foram da responsabilidade do editor Arnaldo Trindade, desde a década de 50 até à de 80, que nos é impossível mencionar todas, no entanto ficam aqui alguns nomes gravados. Será de salientar que se a Orfeu não tivesse existido, provavelmente,muitos deles nunca teriam saído do anonimato, ou pelo menos algumas das suas obras nunca teriam sido conhecidas, o que teria sido uma perda irreparável para a música portuguesa:
muito obrigado!
ResponderEliminarLPA
a reportagem de orlando dias agudo não refere a presença de elton john.
ResponderEliminarLPA