terça-feira, 30 de junho de 2015
O VERDADEIRO PANAMÁ
O verdadeiro panamá (na imagem), tão útil para o sol, foi inventado no Equador e tornado popular pelo presidente norte-americano Theodore Roosevelt (1858-1919).
Mas chama-se panamá (jipijapa, espécie de palmeira) porque foi utilizado por milhares de trabalhadores do canal do Panamá.
O jipijapa é originário do Equador, mais concretamente das cidades de Cuenca e Montecristi. Esta última cidade é que se gaba de fabricar os modelos de maior qualidade, que se comprova através de um ritual pitoresco: passar o jipijapa por dentro de uma aliança de casamento e verificar que recupera a sua forma original.
O presidente Roosevelt, que também deu origem ao famoso teddy bear, visitou o canal do Panamá em 1906 e decidiu usar o chapéu, gesto que deu enorme popularidade ao dito cujo.
Hoje em dia, pelo menos em Portugal, chama-se panamá ao chapéu que é feito de pano (creme ou azul) e que tem um formato mais redondo, sem abas.
O chapéu do Equador integra a lista de Património Imaterial da UNESCO (2012).
Fonte: "Pessoas e Marcas na História do Mundo", Fernando G. Blázquez, Livros D'Hoje, 2014
Sem comentários:
Enviar um comentário
Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!