sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

ANTÓNIA TONICHA


RCA - TP-203 - 1964

Luar Para Esta Noite (Nóbrega e Sousa/António José) - Só Eu (Jorge Costa Pinto/José Correia) - Canção De Ser Triste (Jorge Costa Pinto/Jerónimo Bragança) - Enfim (Tavares Belo/Hernâni Correia)

Trata-se do 1º EP de Tonicha, classificada como azougada garota no texto apócrifo da contracapa.

Passando com facilidade do género romântico para o dos febris ritmos modernos, misturando ternura e ingenuidade com dramatismo, ora alegre ora triste, António Tonicha é um caso à parte de simpatia no meio artístico nacional.

Um "palminho de cara", uns belos olhos meigos, uma figurinha gentil; frescura e mocidade eis a traços largos a intérprete das quatro canções que lhes oferecemos.

4 comentários:

  1. Segundo pesquisas do João Carlos Callixto, o EP é de 1965. No Clube de Fãs, não tínhamos informação certa, pois nunca vimos a data em nenhum lado. Cumprimentos e votos de um bom ano,

    FM

    ResponderEliminar
  2. Por alguma razão coloquei 1964, não me lembro é de qual. Até prova em contrário, vou manter.

    LT

    ResponderEliminar
  3. Caro luís,
    Investigámos e encontrámos a data certa da edição deste primeiro disco de Tonicha: 1965.
    Na Hemeroteca, consultámos dois exemplares da "Flama": nº 900, de 04-06-1965, e 923, de 12-11-1965, ambas contêm informação na rubrica "Caras & Casos".

    Cumprimentos,

    FM

    ResponderEliminar

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!