domingo, 7 de dezembro de 2014
23ª HORA
A primeira emissão de "A 23ª Hora", um dos mais emblemáticos programas da rádio portuguesa, foi para o ar, na Rádio Renascença, no dia 07 de Dezembro de 1959, faz hoje 55 anos.
Foi criado por Joaquim Pedro, Matos Maia e João Pedro Baptista, emitindo inicialmente entre as 23H00 e a meia-noite e depois alargado até às 02H00.
O programa durou 15 anos (até Maio de 1974) e por ele passaram nomes como Maria Madalena, Dora Maria, Maria Isabel Nascimento, Rolo Duarte, Fernando Sylvan, Assis Pacheco (actor), Armando Marques Ferreira, Fernando Curado Ribeiro.
Vencedor de um Óscar da Imprensa (1964), a Vigésima, como era vulgarmente conhecida, viveu a sua maior pujança com João Martins (a partir de 1964), também ele vencedor de um Óscar da Imprensa (1965).
O programa contou com rubricas emblemáticas como "Cinco Minutos de Jazz" (José Duarte), "Os Corvos Ao Ouvido" (Leitão de Barros), "Convrss Curtas E Médias" (Américo Leite Rosa), "Os Homens Da Meia-Noite" (Santos Fernando e Ferro Rodrigues), "Ao Sabor Do Improviso" (António Sérgio) e "Quando Os Corações Se Encontram" (Maria Carlota Álvares da Guerra).
Eu próprio levei muitos singles ingleses para serem estreados no programa. Lembro-me de "You Were On My Mind" (Crispian St. Peters) e "19th Nervous Breakdown" (Rolling Stones). Se calhar houve outros, mas não me lembro.
À época, recebia muitos discos de Londres de uma penpal, Leo Wilson.
João Martins saiu do programa e da Rádio Renascença em 1968.
Fonte: "A Rádio Em Portugal", Rogério Santos, Edições Colibri, 2014
Sem comentários:
Enviar um comentário
Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!