quarta-feira, 30 de outubro de 2013

FADISTAS CANTAM FERNANDO PESSOA


Vinte fadistas das novas gerações cantam outros tantos poemas de Fernando Pessoa no álbum "O Fado e a Alma Portuguesa" que a Warner Music Portugal (ex-EMI) e SevenMuses MusicBooks se preparam para lançar no dia 18 de Novembro.

Trata-se de uma edição apoiada pela Casa Fernando Pessoa e Museu do Fado para assinalar os 125 anos do nascimento do poeta que ocorre este ano.

Mariza, Carminho, Camané, Ricardo Ribeiro, Débora Rodrigues, Rodrigo Costa Félix, Mafalda Arnauth, Mísia, Pedro Moutinho, Ana Laíns, Ana Sofia Varela, Patrícia Rodrigues, Kátia Guerreiro, Joana Amendoeira, Helder Moutinho, Cristina Branco, António Zambujo, Paulo Bragança, Maria Ana Bobone e Ana Moura (com Patxi Andión) são os protagonistas, alguns deles em interpretações exclusivas.

A edição será acompanhada por um livro de 96 páginas com textos contextualizadores e informação pormenorizada sobre cada um dos fados.

Richard Zenith, Prémio Pessoa 2012, é um dos tradutores para inglês.

Segundo a editora, pertence a Fernando Pessoa uma das "mais brilhantes definições de fado": o fado não é alegre nem triste. é um episódio de intervalo. formou-o a alma portuguesa quando não existia e desejava tudo sem ter força para o desejar.

Por isso, "O Fado e a Alma Portuguesa".

1 comentário:

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!