sábado, 26 de janeiro de 2013

O QUE A CENSURA CORTOU 02


"Expresso", 26 de Janeiro de 2013, separata grátis

Nesta segunda separata, encontrei estes assuntos relativos à música:

"Um disco verdadeiramente indispensável para ouvir em tempo de férias (ou não)". A opinião, de Pedro Pyrrait, era sobre o segundo álbum de Sérgio Godinho, "Os Sobreviventes". "O primeiro, "Pré-Histórias", foi retirado de venda pública por ordem daqueles que se encarregam de reger a cultura popular em Portugal". O crítico chamava "a maior atenção para as três mais belas composições deste álbum: "Barnabé", "Pode Alguém Ser Quem Não É" e "A Noite Passada", onde a pungente interpretação vocal e a viola dolente transportam as palavras de Sérgio Godinho ao Tejo ("a noite passada acordei com o teu beijo, descias o Douro e eu fui esperar-te ao Tejo")" (pág. 118)

Pedro Pyrrait elogiava o primeiro álbum da cantora norte-americana Chi Coltrane. Uma das suas composições, "I Will Not Dance", era "uma carta aberta a Nixon onde Chi pergunta "Porque levas o meu irmão?/Porque levas o meu filho?/Para outra terra combater uma guerra que não pode ser ganha/Tu dirás que não sabes fazer melhor/Porque não conheces a verdade/Mas as pessoas estão farta de te seguir...". Uma letra váliada para o Vietname, mas igualmente para Angola, Moçambque, Guiné" (pág. 161)

Ver aqui a 1ª separata.

1 comentário:

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!