Foi uma entrevista face to face, muito longa, nos estúdios bucólicos do Beatle em Icklesham, no sul de Inglaterra.
Ofereci-lhe uma garrafa de vinho do Porto e o CD de Carlos Paredes, "Guitarra Portuguesa".
Paul McCartney ficou histérico com a guitarra na capa do disco, contou as cordas, pediu-me informações sobre o instrumento, a coisa ficou por aí.
Quatro meses mais tarde, no dia 26 de Setembro de 1989, assisti em Oslo ao concerto inaugural da digressão mundial do Beatle e, qual foi o meu espanto, quando, na música ambiente que precede o concerto, comecei a ouvir a guitarra de Paredes.
Que emoção! Estava sozinho, era o único português, só queria berrar o meu orgulho, mas ninguém me entenderia.
Chorei que nem uma Madalena, também desgostoso por não conseguir partilhar a minha alegria com mais ninguém e gritar bem alto o nome de Carlos Paredes.
Muitos anos mais tarde, em 1997, num outro concerto de McCartney em Londres (Royal Albert Hall), consegui espreitar para dentro do carro do Beatle e (ainda) lá estava uma K7 gravada de "Guitarra Portuguesa" ao lado de "Sgt. Pepper's" e de "Pet Sounds"!
Que orgulho!
Luís Pinheiro de Almeida
Carlos Paredes nasceu em Coimbra no dia 16 de Fevereiro de 1925 e faleceu em Lisboa no dia 23 de Julho de 2004, vítima de mielopatia.
Na imagem, um recorte do jornal do clube de fãs de Paul McCartney, "Club Sandwich", de 1991, onde se prova - para incrédulos - a inclusão de "Dança", de Carlos Paredes, na música ambiente dos concertos.
LPA
Ah quando ele nasceu eu já tinha um ano.Faço hoje 88 anos.
ResponderEliminarPai de outro filhote, presumo...
ResponderEliminarIé-Ié: sempre que relembro esta história, na qual foste capaz de enriquecer a vida do Macca com a música do Paredes, fico emocionado.
E como gostava de ter estado contigo em Oslo...
(adorei o "para incrédulos")
E quem terá sido o fã que fez a pergunta ao jornal do clube de fãs ?
ResponderEliminar:)
Lamento desapontá-lo, caro anónimo JT, mas não fui eu, até porque não precisava da informação...
ResponderEliminarLT