domingo, 13 de junho de 2010

HISTÓRIAS DO ROCK PORTUGUÊS


Esta história (falsa) do rock português é de chorar a rir! O Blitz caiu que nem um patinho e publicou.

Colaboração de Luís Silva do Ó

António Manuel Ribeiro, líder dos UHF, autorizou este blogue a divulgar a sua versão:

Foi tudo uma brincadeira de um amigo que apostou comigo como faria publicar uma notícia no Blitz, desde que tivesse o sal e a pimenta devidos. E assim, o Blitz publicou a trapalhada garbosamente inventada pelo seu autor.

É verdade que nos anos 80 parti alguns carros, mas nada se enquadra no que ali está escrito. Como se sabe, o que a malta quer é escândalo, seja a que preço for. Não deixa de ser curioso o Blitz não me ter contactado para a confirmação deontológica mínima exigível.

De outra forma, se isto não fosse o fruto de uma aposta à permeabilidade/fragilidade de um jornal de espectáculos, teria levado o caso até aos tribunais. Mas, como de boato em boato enche o povo o papo, perdi a aposta com o meu amigo.

12 comentários:

  1. "contribuição do leitor carlos..."

    ResponderEliminar
  2. A história é muito engraçada. O Blitz devia ter confirmado o conto do leitor mas a descrição fazia algum sentido.

    ResponderEliminar
  3. deve ter sido a coisa mais interessante que li no blitz.venham mais historias falsas

    ResponderEliminar
  4. Em primeiro lugar esta "notícia" foi publicada numa secção chamada Almanaque D. Rosa, ou qualquer coisa parecida, em 2000 e tal. Destinava-se a colocar pequenas curiosidades. Não sei se muito distante desta data apareceu um texto do António Pires (por causa de uma critica ao "La Pop End Rock" mas também numa entrevista a AMR)em que fala em alguns acidentes que AMR teve e mesmo numa boleia para casa desse escriba em que AMR relatou que tinha ido contra uma determinada árvore, etc. Quando a bebedeiras acontece com muitos. Pode ter sido invenção de quem enviou mas isso não invalida que possa ter mesmo acontecido. Como é que o Luís Silva do Ó sabe que é mesmo mentira? Porque sabe quem é o Carlos Simões ou porque AMR lhe confidenciou que era mentira? Pode não se lembrar :)

    ResponderEliminar
  5. lipe, confirmo que foi o AMR que me disse que esta história era falsa. Desconheço os pormenores desta publicação no Blitz, mas, sinceramente até acho a história divertida. Se repararem existem algumas referências que são familiares aos UHF - a referência a "Fronteira" e os acidentes de automóvel de AMR - o que pode ter levado o Blitz a assumir a veracidade da história. Pior do que este equivoco do Blitz são outras inverdades que muitas vezes se contam. Querem um exemplo? No site dos Blind Zero li que era deles o primeiro disco de ouro do rock português.

    ResponderEliminar
  6. Não gosto dos UHF. Nunca gostei das letras pretenciosas do António Ribeiro e das músicas todas iguais. Terem estado tantos anos parados e voltarem agora para quê?

    ResponderEliminar
  7. Se não gosta, respeite quem gosta

    Eu não sou (grande) fã, mas respeito

    Os UHF nunca estiveram parados :)

    ResponderEliminar
  8. Epá!!!!!!!!
    A Vida privada das Pessoas não deve ser devassada!!!!!!!, lembro-me desta notícia, mas sinceramente, um Tipo qualquer que perde a conta aos Wiskys e cervejas, depois pegar numa máquina a 180 Km, nas estradas do Nosso Alentejo, derrobar uma arvore, e ainda por Cima Ser Membro da Coprpração dos Bombeiros, ( Sim , porque ninguém o ia levar a Fronteira depois de o ter encontrado no chão), é Obra, mas o Concerto foi Excelente, isso é que conta.
    Quanto ás Letras do Poeta, em nada são pretenciosas, nem iguais, e quem reapraceu novamente depois de 20 Anos parados foram os Taxi, e parece-me que estiveram congelados, pois não evoluiram em nada. Visitem o site: www.uhfrock.com e vejam a discográfia, se a isso chamam parados........., ou existem pessoas que tal como os Taxi pararam , mas muito antes em 1982......

    ResponderEliminar
  9. Conheci bem a D. Rosa, boa amiga, e não me lembro de lá ter visto esta "notícia". Aliás, não havia, sequer, "Almanaque D. Rosa".

    LT

    ResponderEliminar
  10. Que saudades da D. Rosa! Houve tempos em que a minha primeira leitura no Blitz era essa página.

    ResponderEliminar
  11. Se verificarem bem no fim do texto pedem contribuições dos leitores a endereçar para Almanaque D. Rosa (página criada vários meses depois de terminar a secção Alo Alo D. Rosa-nessa última fase respondia apenas a uma pergunta por edição). O próprio cabeçalho da "noticia" diz factóides. Não se tratava de um espaço de notícias até porque dizia respeito a 20 anos antes.

    ResponderEliminar
  12. Almanaque D. Rosa

    existia em 7/06/2005 e não deveria ter começado muito antes

    http://rockemportugal.blogspot.com/2005/06/os-xutos-pontapes-no-inicio-dos-anos.html

    ResponderEliminar

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!