PHILIPS - 6328 381 - edição portuguesa (1982)
Lado 1
Queixa - Ele Me Deu Um Beijo Na Boca - Trem Das Cores - Sete Mil Vezes - Coqueiro De Itapoan (Dorival Caymmi) - Um Canto De Afoxé Para O Bloco Do Ilé
Lado 2
Cavaleiro De Jorge - Sina (Djavan, com Djavan) - Meu Bem, Meu Mal - Génesis (com Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia) - Sonhos - Surpresa
Lado 1
Queixa - Ele Me Deu Um Beijo Na Boca - Trem Das Cores - Sete Mil Vezes - Coqueiro De Itapoan (Dorival Caymmi) - Um Canto De Afoxé Para O Bloco Do Ilé
Lado 2
Cavaleiro De Jorge - Sina (Djavan, com Djavan) - Meu Bem, Meu Mal - Génesis (com Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia) - Sonhos - Surpresa
Um dos melhores do Caetano. A versão de "Sonhos" - canção do Penina -, é emocionante, e o dueto com Djavan, "Sina", um marco da época.
ResponderEliminar"Caetanear"... "Djavanear"...
Data de edição? 1982!
Tenho este LP na edição que julgo original ( Philips 6328381 Série Branca, 1982, Brasil).
ResponderEliminarA contracapa é recortada no meio para deixar ver o tal "beijo na boca", costume dos russos.
Para além de uma capa interior ainda tem um encarte de duas folhas com as letras das canções.
Grande disco,se, dúvida. Coqueiro de Itapoã e Trem das cores são o estilo Caetano Veloso
E por isso estou a ouvir o disco que me parece soar menos que perfeito na gravação, com pouca dinâmica, em comparação com outros ( por exemplo Bicho, de 1977, da mesma etiqueta e com o nº de "série de luxo" 6349 327, de 1977, parece-me melhor prensado e gravado).
ResponderEliminarBicho é melhor que Cores e Nomes, no meu entender modesto. "Um índio", "Tigreza" e "Leãozinho" estão todos no segundo lado do LP. Que termina com "Alguém cantando".
Um dos melhores discos da MPB.
Mas formos ouvir por exemplo Minas, de Milton Nascimento edição EMI brasileira de 1985, 31C 064 82325 ( como estou a fazer agora por curiosidade), reconheço que está melhor gravado e prensado que aqueles dois.
ResponderEliminarAcho que a edição original deste gigantesco disco da MPB ( Fé Cega faca amolada, Beijo Partido, Saudade dos Aviões, Ponta de Areia, Trastevere Leila e Paula e Bebeto-deixei de fora dois ou três, mas poderia incluir na mesma porque a qualidade é homogénea) era uma beleza gráfica.
Nunca vi o original, mas tinha essa impressão de ter lido algures ( Raoul Dengdett na Rock & Folk).
No entanto, o supra-sumo sonoro, ainda continua a ser Sentinela do mesmo Milton Nascimento.
ResponderEliminarA edição que tenho, o Lp de 1980, original, com nº 5201610, da Ariola/Polygram foi produzida por Mazola.
A primeira faixa, Peixinhos do Mar, com uma aparelhagem à altura, vai buscar baixos que não existem nos LP´s normais. Talvez em cd existam, mas para os reproduzir é preciso uma muito boa aparelhagem.
Outro grande disco da MPB.
Belas dissertações, José!
ResponderEliminarA sua edição de "Cores, Nomes" é a original, sem dúvida.
Concordo que "Bicho" é um LP superior. Um dos discos que define a personalidade artística de Caetano, e que contém melhores canções. Até mais populares. Das suas eleitas, só faltou citar a extraordinária "Odara".
Quanto ao Milton, continuo a preferir o "Clube da Esquina" (EMI/Odeon, 1972)...
Abs
Também cá canta, o nº1 e o nº 2. E Geraes. E o Milagre dos Peixes, incluindo a versão ao vivo, de 1974 que tem San Vicente, uma canção que me marcou.
ResponderEliminar"quem me ensinou a nadar, foi o peixinho do mar/foi, foi, foi, moreninha/foi o peixinho do mar..."
ResponderEliminarAndo à procura da versão de Salon Sales que tinha em 78 rotações e que se partiu...
Se alguém souber...
LT