terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

GABRIEL CARDOSO


ALVORADA - EP-60-1276 - 1971

Estrada Minha Verdade (Álvaro João Sobreda/José Cid) - Maria Bela (M. Paião/Eduardo Damas) - Por Causa De Ti Flores Eu Colhi (Manuel Ferreira/Pedro Osório) - Partiu Meu Bem (Nóbrega e Sousa/JP Gonçalves)

Orquestra de Pedro Osório.

Rei da Rádio 1970, Gabriel Cardoso organizou com o programa "Despertar Às 7 E Meia", no Rádio Renascença, de Fernando de Almeida, um concurso de poemas para canções de que saiu vencedor Álvaro João Sobreda com esta "Estrada Minha Verdade", musicada por José Cid.

A Menção Honrosa foi Manuela Ferreira ("Por Causa De Ti Flores Eu Colhi").

12 comentários:

  1. Karocha: Gabriel Cardoso morreu em 2000.

    ResponderEliminar
  2. Não sabia.
    Em 2000 eu andava a sair do meu inferno,não fazia a mínima ideia!
    Peço desculpa pela pergunta disparatada :-(

    ResponderEliminar
  3. Não será disparatada. Não me recordo, aliás, de grandes notícias à volta da morte deste cantor que, em finais dos anos 60 e princípios dos 70, rivalizava com Marco Paulo nas preferências de algumas fãs de então.

    ResponderEliminar
  4. Não tinha muito jeito, é certo, para escolher as camisas ou as letras das músicas, porém, era presença obrigatória nos programas da TV tipo "Domingo à Noite", e nos discos pedidos da rádio, onde pontuava o seu maior êxito, logo após a frase obrigatória tipo "Em cada casa uma cozinha, em cada cozinha um ..."Festival de Amor".

    Alegrou muita gente, sobretudo aquelas que liam a Crónica Feminina e as fotonovelas da Corin Tellado ( estas os rapazes usavam para outras finalidades sobretudo quando o respectivo fotógrafo dava planos mais indiscretos das eternas e omnipresentes beldades)

    Por favor Gabriel, lá do assento etéreo onde subiste manda alguma inspiração ao teu ex-rival Marco, nem que seja a troco de uma Nespresso.

    Uma singela homenagem.
    R.I.P.

    JR

    ResponderEliminar
  5. Também não consta da "enciclopédia".

    ResponderEliminar
  6. Gabriel Cardoso morreu no dia 08 de Fevereiro de 2000, vítima de sida, como então veio em todos os jornais. Tinha 56 anos.

    LT

    ResponderEliminar
  7. O k tem então a enciclopédia? Páginas em branco?

    António

    ResponderEliminar
  8. foi na travessa da rabicha que adoeceu?

    ResponderEliminar
  9. Por acaso até era um gajo porreiro, e um grande pé a cantar.

    ResponderEliminar
  10. O meu pai foi técnico de som dele, sei que o meu pai fartou-se de viajar com ele e quanto às cantigas só tenho a dizer bem...mas como meu pai já faleceu em 1999 nada mais posso dizer, apenas vou fazer um página no facebook dedicada a ele com algum material que encontrar, já que a última vez que o vi foi em 1998 em frente ao Él Corte Inglés...sei que tem um irmão na Madeira mas não sei o nome. Um bem haja para o Rei da Radio dos anos 70...!

    ResponderEliminar
  11. Para mim foi o maior artista de sempre da musica portuguesa . O maior do seu tempo foi com grande magoa que o vi partir ..o que e feito da sua irma tambem artista Cecilia Cardoso ? Sempre acompanhei a carreira dos dois -- Uma fa com muita saudade

    ResponderEliminar

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!