sábado, 6 de fevereiro de 2010

50 ANOS DE "SALUT LES COPAINS"


UNIVERSAL - 532 2784 - 2009

Todos os yé-yés franceses estão aqui.

Cortesia de Teresa Lage

26 comentários:

  1. Espero que seja apenas o 1º volume. Ou então faltará muita coisa - 100 temas de yéyé francês é uma ninharia...

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  2. seu rato, o luis mira já tinha aqui falado. Tem uma falta marcada, e não ha justificação

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  3. perdão não era deste post que eu queria falar mas de emitt rhodes.
    Quanto ao ié ié frances dos inicios dos anos 60, quase todos(salvo alguns) eram um subproduto, pois punham as letras em cima das musicas, normalmente de exitos, no entanto gosto deles,era o que na altura passava na radio. johnny halliady e eddy mitchell eram os meus idolos. luis , diga-me se nessa coletania esta um cantor chamado Long chris ?? cantava folk e skifle.

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  4. quase o mesmo aconteceu com grupos ingleses. Foram buscar musicas esquecidas ou ou pouco conhecidas americanas e fizeram exitos estou a falar da british invasion. estou correcto luis mira??

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  5. Caro Humberto,

    Atente neste 10 marcos, a título de exemplo, da "British Invasion":

    01. "Satisfaction", The Rolling Stones
    02. "You Really Got Me", The Kinks
    03. "I Want to Hold Your Hand", The Beatles
    04. "My Generation", The Who
    05. "Gloria", Them
    06. "Glad All Over", The Dave Clark Five
    07. "Carry Anne", The Hollies
    08. "Somebody Help Me", Spencer Davis Group
    09. "Lazy Sunday", Small Faces
    10. "Heart Full of Soul", Yardbirds

    Isto, para não enumerar outras dezenas de canções de bandas como Beatles, Rolling Stones, Hollies, ou Kinks.

    Ainda lhe parece que os grupos ingleses "foram buscar músicas esquecidas americanas e fizeram êxitos"?

    Deixo-lhe duas perguntas:

    Onde ficava, nos anos 60, o centro de toda a criatividade Pop?

    Quais as mais importantes bandas da História do Rock'n'Roll?

    Abraço!

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  6. Filhote.
    Vou procurar ou antes puxar pela memoria, entretanto, deixo-lhe:
    Chuck Berry, Willie Dixon, Memphis Slim, Bo Diddley, Geoffrey King , Leiber/stoller , Jimmy Reed, Holland/Dozier e mais, a quem de inicio os grupos ingleses foram buscar musicas, só que as fizeram melhor e fizeram o mais importante exitos.
    ha umas colectanias de Bo Didlley e Chuck Berry (com talvez 12 discos cada) se as ouvir verá onde os stones foram "beber" e acho até que os grupos do Mersey Sound (incluindo os Beatles)de inicio recorreram-se desta musicas “esquecidas”.
    Estou a falar verdade Filhote ???
    Das 10 musicas que me fala fizeram os meus encantos, mas falta uma não sei se se esqueceu, ou não a considera como tal: ”Still i’m Sad” dos Yardbirds, a musica que eu mais gostei até hoje
    Um abraço
    Humberto

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  7. O baterista dos Rolling Sones, Charlie Watts, declarou a um jornal austríaco que nunca gostou de Elvis Presley e dos Beatles. As informações são do site Spinner.

    “Nunca fui fã dos Beatles. Do Ringo sim, mas não da música. E sempre detestei Elvis Presley. Ele seria o último artista a me inspirar. Miles Davis e Fats Domino, sim, mas Elvis, não”, declarou o músico.

    Com uma assustadora sinceridade, o lendário baterista também afirmou que não se incomodaria se os Stones parassem de tocar. “Honestamente, não daria a mínima se isso acontecesse. Jazz é a minha paixão. É a música que realmente quero tocar. Os Stones são meramente um passatempo inconveniente”, revelou.

    Watts atualmente faz uma série de concertos na Áustria, com a banda de blues e jazz The ABC&D of Boogie Woogie — assim chamada por causa das iniciais dos integrantes Axel Zwingenberger, Ben Waters, o próprio Charlie Watts e Dave Green.

    Entretanto, o promoter da trunê, Will Turk, garante que os Rolling Stones voltarão em breve. “Os shows do The ABC&D só são possíveis porque os Stones estão dando um tempo. Quando Mick Jagger chama, Charlie está sempre pronto”, disse.

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  8. Mais de cinco mil leitores participaram da escolha. Mais de cinco mil leitores participaram da escolha feita em site

    De acordo com o site inglês Music Radar,o riff de guitarra de "Voodoo child", é o melhor da história. "Voodoo child" é um "indiscutível campeão dos pesos pesados da guitarra", disse Mike Goldsmith, editor do site. O som foi gravado por Jimi Hendrix há mais de 40 anos e faz parte do álbum ‘Electric Ladyland’, de 1968. "Sweet child o' mine", do Guns N' Roses, ficou em segundo lugar e "Whole lotta love", do Led Zeppelin em terceiro. Veja a lista completa:

    1 - "Voodoo child", Jimi Hendrix
    2 - "Sweet child o' mine", Guns N' Roses
    3 - "Whole lotta love", Led Zeppelin
    4 - "Smoke on the water", Deep Purple
    5 - "Layla", Derek and the Dominos
    6 - "Back in black", AC/DC
    7 - "Enter sandman", Metallica
    8 - "Day tripper", The Beatles
    9 - "Smells like Teen Spirit", Nirvana
    10 - "(I can't get no) satisfaction", The Rolling Stones
    11 - "Paranoid", Black Sabbath
    12 - "Plug in baby", Muse
    13 - "Ain't talkin' 'bout love", Van Halen
    14 - "You really got me", The Kinks
    15 - "Seven nation army", The White Stripes
    16 - "Highway to hell", AC/DC
    17 - "Heartbreaker", Led Zeppelin
    18 - "Iron man", Black Sabbath
    19 - "Black dog", Led Zeppelin
    20 - "Beat it", Michael Jackson
    21 - "Paperback writer", The Beatles
    22 - "Purple haze", Jimi Hendrix
    23 - "Whole lotta Rosie", AC/DC
    24 - "Johnny B Goode", Chuck Berry
    25 - "Sad but true", Metallica

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  9. Humberto:

    Está a falar a verdade, e eu nunca disse o contrário.

    A minha lista de "10 marcos da British Invasion", aleatória mas significativa, serviu para sublinhar como as bandas inglesas não se "penduraram" apenas no cancioneiro norte-americano.

    Ou seja, a partir de inúmeras influências, os ingleses inventaram um novo Rock'n'Roll. Isso parece-me indiscutível.

    E repare, Humberto, as influências não se limitavam à música popular americana. Pelo contrário. Podemos falar de folk inglesa e irlandesa, music-hall europeu, skiffle, música indiana, e até de canto gregoriano no caso dos citados Yardbirds... é essa a força da British Invasion... a diversidade criativa!

    Os Stones nunca precisariam dos americanos para compôr "Lady Jane" ou "Backstreet Girl". Tal como os Kinks não precisariam, para escrever "Autumn Almanac", "Waterloo Sunset" ou "Sunny Afternoon"...

    A música popular norte-americana foi uma das maiores fontes inspiradoras dos sessentistas britânicos - talvez a maior -, porém, nunca a ÚNICA!

    Abs

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  10. Tá certo.
    em especial o ultimo paragrafo.
    Filhote eu não queria ir a procura por exemplo do 1 e 2º album de beatles e dos stones, para ver os compositores, certo que há lá muitos americanos.
    nos dois primeiros anos 63/64 eles foram buscar os compositores americanos, um expemplo:
    Roll over Beethoven dos Beatles, Carol dos Stones.
    os Stones só a partir de "tell me (you coming back)" (adoro esta musica)é que começou a dupla a compor, como nos beatles só a partir do 2º album porque no 1º julgo que não havia ainda composições tambem da dupla.
    Estou a falar destes , mas havia muitos, o exemplo de Swingin blue jeans, Animals, Them (não tenho a certeza), (uma a parte, estou neste momento a ouvir “Dolar Bill blues” de T. Van Zandt, voce `que é um profundo conhecedor e se conhece (deve conhecer) esta musica diga-me qualquer coisa , acho esta musica fantastica, eu sou duvidoso, porque a folk e os singer songwriters são a minha eleição)
    p.s. no 1º album dos beatles já havia composições deles como o “love me do”

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  11. Meu Caro Humberto

    Só um pequeno pormenor, refere que no 1º album dos beatles não existem ainda composições originais, olhe que sim:
    I saw her standing there, misery, ask me why,please please me, love me do, p.s. I love you, do you want to know a secret e o there's a place.

    ainda eram algumas....

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  12. caro abel rosa

    atenção esta a indicar algumas musicas que fazem parte do 2º album
    i saw her standig there, there's a place. eu não queria ir a procura dos discos.eu disse em p.s. que o love me do era da dupla. Misery era composição deles ??

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  13. Na verdade concordo com a análise do filhote sobre o centro criativo da POP. Todos nós sabemos da influência dos Blues e porque não da música tadicional Irlandesa e Escocesa....com interessantes apontamentos que desaguaram em variados estilos e sonoridades no panorama Americano ( Country, Folk, Rock'n'Roll) e que influenciaram no tom e a atitude dos grupos Ingleses, mas os arranjos e toda a imagem POP e o universo de cores, sensações e descobertas essa tem na verdade origem no boom que os jovens músicos da velha Albion souberam acender, como o filhote exclama e bem, muitas das composições que fazem parte da história da POP nunca poderiam ter sido escritas por um Americano ou melhor não necessitavam da influência americana, o DAndy Inglês o Cockney a propria folk das Ilhas..... o caldeirão funcionou...e já não foi a primeira vez e tudo isso para nosso extase, por exemplo para nos divertirmos por aqui

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  14. já que andamos a falar dos beatles ha um album que eu jusgo que apareceu agora " lost decca sessions" que vale a pena ouvir, já demonstram parecença com os beatles , diferente do que foi feito con tony sheridan

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  15. Humberto
    Provavelmente está a fazer alguma confusão, acontece!
    O primeiro album dos Beatles é o Please Please Me :

    Lado A

    # Título Duração
    1. "I Saw Her Standing There" 2:55
    2. "Misery" 1:50
    3. "Anna (Go to Him)" (Alexander) 2:57
    4. "Chains" (Goffin/King) 2:26
    5. "Boys" (Dixon/Farrell) 2:27
    6. "Ask Me Why" 2:27
    7. "Please Please Me" 2:03

    Lado B

    # Título Duração
    1. "Love Me Do" 2:22
    2. "P.S. I Love You" 2:05
    3. "Baby It's You" (David/Williams/Bacharach) 2:38
    4. "Do You Want To Know A Secret?" 1:59
    5. "A Taste of Honey" (Scott/Marlow) 2:05
    6. "There's A Place" 1:52
    7. "Twist and Shout" (Medley/Russell) 2:33

    seguido do With The Beatles que já agora tem :

    Side one
    # Title Lead vocals Length
    1. "It Won't Be Long" Lennon 2:13
    2. "All I've Got to Do" Lennon 2:04
    3. "All My Loving" McCartney 2:09
    4. "Don't Bother Me" (George Harrison) Harrison 2:29
    5. "Little Child" Lennon and McCartney 1:48
    6. "Till There Was You" (Meredith Willson) McCartney 2:16
    7. "Please Mister Postman" (Georgia Dobbins, William Garrett, Freddie Gorman, Brian Holland, Robert Bateman) Lennon 2:36

    Side two
    # Title Lead vocals Length
    1. "Roll Over Beethoven" (Chuck Berry) Harrison 2:47
    2. "Hold Me Tight" McCartney 2:32
    3. "You Really Got a Hold on Me" (Smokey Robinson) Lennon with Harrison 3:02
    4. "I Wanna Be Your Man" Starr 1:59
    5. "Devil in Her Heart" (Richard Drapkin) Harrison 2:27
    6. "Not a Second Time" Lennon 2:08
    7. "Money" (Janie Bradford, Berry Gordy) Lennon 2:47

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  16. abel, tirou-me o trabalho de ir à procura dos discos, (ia ficar com uma grande cabeça)peço desculpa, mas eu ouvi centenas de vezes estes dois discos em miudo que me julgava com a ordem das musicas na cabeça. No album seguinte já as composições são todas deles.

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  17. já agora conhecem as versões dos smithreens dos dois primeiros albuns do beatles??

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  18. http://guedelhudos.blogspot.com/2009/08/beatles-via-smithereens.html

    e ainda há outro que não consigo encontrar...

    LT

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  19. Humberto,

    só mais uma rectificação - a do "Please Please Me" o Abel já adiantou. O maior clássico dos Them, no 1º LP, é uma composição original de Van Morrison, aka, Van the Man. A saber: "Gloria".

    Uma das canções britânicas que mais versões recebeu nos Estados Unidos. Shadows of Knight, Blues Magoos, The Doors, etc, etc, etc...

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  20. nos inicios do anos 60 tive montes de "salut les copains e rock & folk

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  21. Não propriamente no início, Humberto... salvo erro, a Rock & Folk começou em 1966...

    A "Salut les Copains", sim, é dessa época.

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  22. Penso que sim, a salut les copains é mais antiga que a rock & folk, e em 66 tinha 19 anos. Foi para a tropa e depois para Angola e recebia mensalmente mandado pela ninha mãe as duas revistas. Mais tarde desisti da salut por só tratar quase exclusivamente dos músicos de língua francesa, continuado ainda durante alguns a comprar a rock & folk, durante os inicios dos anos 70's. Comprei algumas veses a mojo mas é difícil encontra-la e desisti, também nessa altura andei pelos caminhos da musica irlandesa e da folk britanica e pela musica de fusão. Deixei de compara revistas.
    Ha ainda o problema que nos vamos esquecendo de algumas coisas.
    Tá bem Meu ???

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Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!