PHILIPS 6349059 - edição portuguesa (1973)
Lado 1
Bom Conselho (Chico Buarque) - Partido Alto (Caetano Veloso) - Tropicália (Caetano Veloso) - Morena dos Olhos D'Água (Caetano Veloso) - Rita/Esse Cara (Caetano Veloso) - Atrás da Porta (Chico Buarque)
Lado 2
Você Não Entende Nada (Chico e Caetano) - Cotidiano (Chico e Caetano) - Bárbara (Chico e Caetano) - Ana de Amsterdam (Chico Buarque) - Janelas Abertas nº2 (Chico Buarque) - Os Argonautas (Caetano Veloso)
Álbum gravado ao vivo no Teatro Castro Alves, Baía, nos dias 10 e 11 de Novembro de 1972.
Lado 1
Bom Conselho (Chico Buarque) - Partido Alto (Caetano Veloso) - Tropicália (Caetano Veloso) - Morena dos Olhos D'Água (Caetano Veloso) - Rita/Esse Cara (Caetano Veloso) - Atrás da Porta (Chico Buarque)
Lado 2
Você Não Entende Nada (Chico e Caetano) - Cotidiano (Chico e Caetano) - Bárbara (Chico e Caetano) - Ana de Amsterdam (Chico Buarque) - Janelas Abertas nº2 (Chico Buarque) - Os Argonautas (Caetano Veloso)
Álbum gravado ao vivo no Teatro Castro Alves, Baía, nos dias 10 e 11 de Novembro de 1972.
"Navegar é preciso, viver não é preciso" (Os Argonautas).
ResponderEliminarMas que grande fado do Caetano Veloso!
JR
Etiqueta "Fado" :)
ResponderEliminarAdmiro a V. insistência! Mas não, por muito que a água mole bata em pedra dura (por enquanto) não fura!
ResponderEliminarLT
Creio que é um exagero que este Lp, pelo seu todo, seja etiquetado por "Fado".
ResponderEliminarMas quer Caetano Veloso com a sua versão de "Estranha Forma de Vida" e Chico Buarque com "Fado Tropical" já navegaram, indubitavelmente, na àrea do Fado.
E, se "Os Argonautas" não é fado, dava um muito bom!
JR
Este disco, culturalmente, é um dos percursores do 25 de Abril 74. Foi um dos discos mais passados no rádio de então e até nos programas populares dos Salas da altura.
ResponderEliminarO Bom Conselho e Cotidiano, são referências dessa época e o disco Venham mais cinco de José Afonso emparelha com este, no ar do tempo.
Tal como o La solitude do Leo Ferré, se não me falha a memória.
ResponderEliminarOuvindo Steve Harley e os Cockney Rebel, com (Come up to see me) make me smile e Leo Sayer de Onde man band e ainda Clifford T. Ward com Jane, temos quase uma banda sonora desse tempo alargado em memórias.
Ainda a propósito do Fado.
ResponderEliminarAprendi com o Mr. Ié-Ié que o "Yesterday" dos Beatles foi composto em Portugal e executado pela primeira vez neste nosso país.
Sendo conhecido que muitas bandas e artistas se inspiram em fontes externas,- o próprio Paul McCartney o confessou, os Beach Boys inspiraram-se em Bach para "Pet Sounds" etc. etc. - será de todo despropositado que Paul McCartney se tenha inspirado num tema nacional, quem sabe se um fado, que terá ouvido em Portugal.
É que o "Yesterday" tem uma linha melódica que bem podia dar uma versão fado.
Retire-se a viola de Paul e coloque-se uma guitarra portuguesa, e o que é que temos ?
Será um delírio ?
Um grande desafio para Mr IÉ-IÉ .?
JR
Toda a razão, José, este album faz-me lembrar invariavelmente do período pré-Abril em que era ouvido (quase) diariamente. Um dos grandes momentos do Tropicalismo.
ResponderEliminarJR:
ResponderEliminarCurioso que nunca tinha pensado nisso, mas o desafio vale a pena.
E a pesquisa se for válida deve começar por se saber que músicas passavam no rádio de então, em Portugal. Na Onda média porque ainda nem havia FM.
Ou em discos saídos na altura ou pouco antes.
O Macca disse que acordou com a melodia, não foi?
Então deve tê-la ouvido na noite anterior na casa onde estava ou num bar, ou "dancing" como se dizia.
Maio de 1965. O que passava no rádio de então, como "melodias de sempre" da música portuguesa?
ResponderEliminarAnónimo: a canção "Yesterday" foi composta em Londres no piano de um dos quartos da casa da família Asher, sob o título provisório de "Scrambled Eggs". Isto, muito antes de McCartney visitar o Algarve pela primeira vez. Apenas a letra foi escrita em Portugal...
ResponderEliminarRato: na época da gravação deste transcendente disco ao vivo já não podemos falar de Tropicalismo - ou Tropicália para seguirmos o termo exacto e preferido por Gil, Caetano e companhia. Embora o repertório do show inclua canções da Tropicália, a participação de Chico Buarque exclui qualquer conotação com o movimento citado. Trata-se, isso sim, de uma obra-prima da MPB...
Um dos discos que a minha mãe deixou-me de herança. Conheço-o como a palma da minha mão. Todas as palavras, todos os ruídos de fundo, todas as notas debitadas.
Que disco, senhores!!!
José
ResponderEliminarCreio que só mesmo o Macca possa nomear a "musa inspiradora" que o terá tocado em terras lusas.
Li algures (vale o que vale), uma entrevista Brian Wilson (Beach Boys) em que o mesmo confidenciava onde buscou inspiração para Pet Sounds, revelando ainda que, numa conversa com o Macca, este teria dito usar técnicas similares.
Não deixa de ser curioso - talvez uma mera coincidência - que Macca, numa digressão, promoveu o "Guitarra Portuguesa" de Carlos Paredes.
Também não restam dúvidas, que o "Yesterday" tem um registo pouco vulgar, na obra dos Beatles.
No recente documentário passado na TV, a propósito do lançamento dos "remastered", George Martin refere que Macca lhe apareceu com o tema e pediu que o mesmo ficasse despido de qualquer outro arranjo mais apurado, e na verdade, pouco mais tem que o acompanhamento da viola.
Também é verdade que o Macca no Hotel Penina se dedicou um tanto a "brincar" com os Jotta Herre, ao ponto de ceder uma música a estes.
Penso que não é invulgar alguém se deixe tocar por uma melodia local e veja nela um ponto de partida!
Quantas vezes tal não terá acontecido? Tudo isto sem prejuízo algum para a excelência genialidade de Macca - e dos restantes "fab four" que, como é sabido, sobretudo se inspiraram no Rhythm and Blues negro e americano, do qual, Yesterday não tem nada!
Mesmo que Macca não tivessa nunca passado por Portugal eu diria que "Yesterday" com uma guitarra portuguesa dava um grande fado.
Agora com o contexto portugues de fundo e a exigência a George Martin eu chamava o ... Sherlock Holmes.
JR
Quanto à mensagem
ResponderEliminar"Mas não, por muito que a água mole bata em pedra dura (por enquanto) não fura"
Apenas digo
"Só não muda de idéia quem não as têm"
O (por enquanto) é sinal de que a água pode furar :)
Filhote e Jose:
ResponderEliminarAinda propósito de Yesterday diz a Wikipedia(EN) sob a chave "yesterday":
"McCartney's initial concern was that he had subconsciously plagiarised someone else's work (known as cryptomnesia). As he put it, "For about a month I went round to people in the music business and asked them whether they had ever heard it before. Eventually it became like handing something in to the police. I thought if no-one claimed it after a few weeks then I could have it."
Durante um mês ele andou a pensar na música - também em Portugal-.
Se foi a "scrambled eggs" antes, eu acho os ovos mexidos em exagero!
Então prepara os ovos e só depois muito tempo é que faz a letra em Portugal ?
Mais um mexidela e ... eis-nos chegados a um "cryptomnesico" FADO.
Só falta ali falta uma guitarra portuguesa, porque como fado está perfeito.
De salientar, também, que o tema, está muito desenquadrado no respectivo álbum "Help", onde os restantes nada têm a ver com o estilo e a forma de Yesterday.
Para resolvermos o "crypto" vamos precisar muito de "Help".
Talvez Macca venha escrever umas memórias e se "descaia" com uma alusão à sua estada em Portugal.
JR
É óbvio que o Paul roubou a autoria do 'Yesterday' ao Carlos Bastos...
ResponderEliminarÉ óbvio que o Paul roubou a autoria do 'Yesterday' ao Carlos Bastos...
ResponderEliminarhttp://meucaroamigochico.blogspot.com/
ResponderEliminarhttp://www.myspace.com/meucaroamigochicodoc
O projecto nasceu depois de uma apresentação da Ópera do Malandro em 2005, na Figueira da Foz, com o objectivo de caracterizar a relação musical de Chico Buarque com Portugal. Depois foi apresentado no âmbito escolar, como projecto extra-curricular em estágio curricular de argumento, na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa. Com o curso terminado, o projecto evoluiu, a pesquisa estruturou o argumento, o projecto mudou de cariz e pretendemos divulgá-lo da melhor forma através do circuito de festivais de cinema e, eventualmente, a sua possível difusão na televisão.
Argonautas, homenagem de Caetano a Portugal e ao fado
ResponderEliminarA Elis Regina também refere - num video que se pode ver no Youtube - que se trata de um "fado brasileiro"
http://www.youtube.com/watch?v=nDULCSs57mE
Só Mr. ié-ié se mantém inflexível
(por enquanto) :)
Duetos
ResponderEliminar