quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CERCO


UNIVERSAL - 602527 123974 - 2009

Barcos Gregos - Homem Do Leme - Cerco - Conta-me Histórias - Voo Das Águias - Sexo - Barcos Gregos (versão single) - Homem Do Leme (versão single)

Li algures - não sei se é verdade - que esta é a primeira edição em CD deste álbum dos Xutos publicado em 1985 pela Dansa do Som (LP85DDS001).

Trata-se de um reedição incluída numa colecção do "Diário de Notícias" e só custa 4,95 €.

13 comentários:

  1. Pois, mas não é verdade, amigo.

    Já existia em cd, pela Movieplay (# DS15001), em 1993.
    (que é o que tenho)

    Humm... O DN está a fazer uma colecção de cds? Podes informar-nos mais sobre isso?

    ResponderEliminar
  2. Sim, ia responder isso, o Cerco já existia em CD. O DN lançou a colecção inteira dos CDs dos Xutos, ou está a lançar.

    ResponderEliminar
  3. Ah, caraças... se fizessem isso com os discos fundamentais do pop-rock português...

    Ou pelo menos, voltar a pôr cá fora discos esgotados...
    com a muleta dos jornais sempre se conseguia qualquer coisa...

    ...

    ResponderEliminar
  4. O Dn e o JN lançaram todos os álbuns de originais até ao Mundo Ao Contrário, mais um livro com fotos e todas as letras. Tudo numa caixa. O preço já foi aqui mencionado e só falta sair um disco, precisamente o primeiro álbum 78-82, já no próximo sábado. A colecção começou a sair a partir do último até ao primeiro. Exclui-se o álbum mais recente. Quanto ao Cerco, teve duas edições em viníl, a primeira com capa dupla e a segunda com capa simples. A edição em cd, pela Movieplay aconteceu perto da data da edição em cd do primeiro álbum, 78-82, que também teve duas edições em vinil, a original e a de capa vermelha em 88.E é verdade, deviam ser lançados muitos discos da música nacional que infelizmente estão um pouco esquecidos.

    ResponderEliminar
  5. Sim, até o famoso triplo LP ao vivo no restelo já teve edição em CD, agora na íntegra. Acho que toda a discografia dos Xutos já existe em CD, incluindo as que são pertença do RRV, como o 1º de Agosto, que foram lançadas no CD "Ao vivo no RRV", que acho que não faz parte da discografia oficial da banda.

    ResponderEliminar
  6. Os Xutos tiveram o cuidado de adquirir os direitos dos seus discos. Ainda me lembro da complicação que os UHF tiveram para licenciar os temas da fase Rádio Triunfo e não conseguiram.

    ResponderEliminar
  7. Pois, a questão dos direitos...

    Ao fim de alguns anos (artistas, tende atenção ao assinardes os contratos) os direitos dos discos deviam passar a pertencer aos artistas.

    Só assim se pode fazer o que os Xutos estão a fazer agora.

    Na mesma linha, o Zé Mário, que, assim, nos vai prendar, em breve (mas quando? Já vamos em Dezembro e nada!!), com os discos do G.A.C.

    Venham eles.
    Juntem-se todos a esta causa.
    Pela defesa da cultura musical em Portugal.
    A cultura é de todos.
    Não é para ficar armazenada nas catacumbas de uns quantos, inacessível às gentes que fazem um povo.

    ResponderEliminar
  8. Os temas Esquadrão da Morte e 1º de Agosto inseridos na colectânea Ao Vivo no RRV em 1984 ( que conta com aquele caótico Assassinos no Poder, dos Crise Total, que as velhinhas da minha rua tanto ouviram...) não foram, até à data, inseridos em qualquer edição em cd, embora já estejam há muito tempo disponíveis na internet, bem como o Esquadrão da Morte gravado de novo em estúdio em 2008. O tema Remar Remar na versão maxi-single saíu na colectânea Johnny Guitar, cuja versão em cd trazia um outro tema dos Xutos escondido, o Formiga Branca. Falta aparecer por aí o maxi-single Longa Se Torna A Espera... mas parece que vamos mesmo esperar muito. Durante muitos anoso material dos Xutos foi pirateado até dizer chega.
    Em 1988 adquiri a gravação do álbum 1º de Agosto no RRV, o tal que só saiu em 2001, já finalizada para sair em vinil, o que nunca chegou a acontecer. A gravação tinha 3 momentos de pausa, com diminuição do som, correspondentes à mudança de lado dos discos. Curiosamente o som sem a qualidade digital tinha outra vibração, mais emotivo.

    ResponderEliminar
  9. Que é feito do Remar Remar maxi? Onde posso arranjá-lo?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Sim, é uma loja de discos:

    http://guedelhudos.blogspot.com/2008/09/discoleco.html

    LT

    ResponderEliminar

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!