EDISON - 606476 - 1988
Lado 1
Nove Anos – Completamente Infiel – Quero Estoirar E Uma Oração – Noites Negras de Azul
Lado 2
Na Tua Cama – Em Violência – Sonhos na Estrada de Sintra – Intimo (Regresso do Inferno)
Colaboração de Pedro Brandão, em Sarajevo
Lado 1
Nove Anos – Completamente Infiel – Quero Estoirar E Uma Oração – Noites Negras de Azul
Lado 2
Na Tua Cama – Em Violência – Sonhos na Estrada de Sintra – Intimo (Regresso do Inferno)
Colaboração de Pedro Brandão, em Sarajevo
Como é possível este álbum não estar nos 40 eleitos dos anos 80? No lugar do "persona non grata" e "mau rapaz", António Manuel Ribeiro, brindava todos os elementos do júri, redacção e demais colaboradores da Blitz com um exemplar deste disco. Seria algo simpático e com certa dose de pedagogia. Sobre o júri, lamento que os seus elementos apenas pudessem escolher 3 LP's o que tornou, certamente, a escolha muito complexa, sobretudo, para quem optou por ser imparcial e não favorecer os amigos. Além dos temas de sucesso como "Nove Anos", "Completamente Infiel", "Em Violência" e "Na Tua Cama" existe neste álbum o fantástico "Sonhos na Estrada de Sintra". Isto sem esquecer outra dupla canção fantástica: "Quero Estoirar e Uma Oração". Aliás, na minha óptica este disco é na realidade a primeira obra a solo de António Manuel Ribeiro, tanto pela forma como foi construído como pelo conjunto de músicos que participaram nas sessões de estúdio. Naturalmente que os 20 anos de indisponibilidade deste disco no mercado também ajudou ao esquecimento colectivo e nisso os UHF têm imensas razões de queixa porque são raros os álbuns mais antigos que existem em CD. Tirando o "À Flor da Pele" (81) e limitando-me à década de 80 não existem edições de "Estou de Passagem" (82)(*), "Persona Non Grata" (82), "Ares e Bares de Fronteira" (83) e "Ao Vivo em Almada - No Jogo da Noite" (85). O "Noites Negras de Azul" (88) só foi recuperado recentemente tal como sucedeu com o "Em Lugares Incertos" (89). Com todo um fundo de catálogo ausente das lojas é complicado...
ResponderEliminar(*) O "Estou de Passagem" existe apenas disponível numa edição especial que agrupa todos os temas editados pelos UHF nos tempos da Valentim de Carvalho.
Nunca tive este LP, embora conheça um punhado de canções nele incluídas.
ResponderEliminarVou procurá-lo. Além da qualidade musical sublinhada pelo LSO, cativa-me a capa, das mais bonitas do Rock português.