quarta-feira, 25 de novembro de 2009

HOUVE AQUI ALGUÉM QUE SE ENGANOU...


SOM/POLYGRAM- 603306 - 1982

Face A

Travessia do Deserto – Queixa das Jovens Almas Censuradas – Vá…Vá… - A Morte Nunca Existiu

Face B

Fado da Tristeza – Fado Penélope – Qual É A Tua, Ó Meu? – Eu Vim De Longe, Eu Vou Pr’ra Longe

Face C

Inquietação – Não Te Prendas A Uma Onda Qualquer – Linda Olinda – Treze Anos, Nove Meses

Face D

Sopram Ventos Adversos – Eu Vi Este Povo A Lutar – Ser Solidário

Podemos renegar toda a herança dos Capitães de Abril, menos isto. Eles insultaram-se, prenderam-se uns aos outros, conspiraram, fizeram golpes e contragolpes, levaram o país ao caos. Mas nenhum foi capaz de dar um tiro nos cornos de um amigo.

A amizade entre Otelo e Vasco vinha dos tempos da guerra da Guiné, do MFA e do PREC. Mas em Novembro de 75 encontravam-se à frente, respectivamente, de dois movimentos opostos. O país esteve a um palmo da guerra civil.

Um dia, na sede do COPCON, nas vésperas do 25 de Novembro, os dois homens tiveram uma discussão violenta, pela noite dentro. O tom de voz aumentava, à medida que percebiam, com desespero, que as suas posições eram irreconciliáveis e os colocariam em lados opostos da barricada.

No auge da raiva, quando os companheiros temeram ver um deles sacar da pistola e dar um tiro nos cornos do outro, os dois duros calaram-se subitamente e desataram a chorar.

Paulo Moura

Colaboração de Gin-Tonic

12 comentários:

  1. Assisti ao lançamento deste album na Aula Magna. Um espectáculo inesquecível, com o Zé Mário no auge das suas qualidades vocais.

    ResponderEliminar
  2. Este disco é fundamental. E eu não o tenho...

    Quanto ao episódio, devo lembrar que o tal Otelo no outro dia deu mais uma entrevista para dizer que o Isaltino de Oeiras é que é.

    Uma conquista de Abril, certamente.

    ResponderEliminar
  3. Onde foi essa entrevista, José? Escapou-me... O que eu vi foi um perfil de Isaltino, feito na "Pública", onde Otelo diz, com sarcasmo, que se Isaltino faz o que faz e ainda leva dinheiro para casa que é notável...

    LT

    ResponderEliminar
  4. "...Agora continuemos a ler mais algumas incongruências, que vieram publicadas no jornal I, no passado dia 6 de Agosto .
    “As actrizes Eunice Muñoz e Rita Salema, o apresentador de televisão José Figueiras e o capitão de Abril Otelo Saraiva de Carvalho não duvidam, nem por um segundo, que vão votar no actual presidente da Câmara de Oeiras”.
    JOSÉ FIGUEIRAS : "Isaltino é um dinossauro camarário.
    OTELO SARAIVA DE CARVALHO, residente em Oeiras há 36 anos, também não hesita: "Enquanto homem desconheço. Enquanto autarca, Isaltino Morais tem o meu voto sempre.
    EUNICE MUÑOZ- que deu o nome a um teatro da cidade - é a primeira a invocar a cultura como marca do autarca. A actriz, que já apoiou Santana Lopes, põe a política à frente da justiça e apoia a candidatura de Isaltino
    Já o apoiei antes e continuo a dizer que, se ele se candidatar, voto nele."
    RITA SALEMA sempre votou em Isaltino Morais
    "O arguido não denotou possuir consciência crítica do desvalor da sua conduta, antes desresponsabilizando-se da mesma e escudando-se na "filosofia" de que "não paguei porque ninguém paga"..."

    ResponderEliminar
  5. Quem é que se enganou ? O José Mário Branco ou os capitães de Abril ou ... ?

    ResponderEliminar
  6. Ou serão os lados A, B, C e D :)

    ResponderEliminar
  7. Então quem é que se enganou ?

    ResponderEliminar
  8. O Otelo enganou-se
    O Vasco Gonçalves enganou-se

    ResponderEliminar
  9. Som Livre? deve ser Som de Edisom!

    ResponderEliminar
  10. Som Livre? deve ser Som de Edisom!

    ResponderEliminar
  11. Sim, claro, Som, da Edisom, com distribuição da Polygram. Obrigado!

    LT

    ResponderEliminar

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!