Da Tonicha, quase nada é conhecido da década de 60. Nem a sua colaboração com o Quarteto 1111! Quando é que será que é editado o seu material para a RCA????
Há um CD da Tonicha que tem algum do material da RCA - "A Arte e a Música de Tonicha". Do material gravado com José Cid tem 2 temas: "Caminheiro, Donde Vens" e "D. Pedro Que Volta da Pinga". Mas é, de facto, um mui pálido retrato da obra dela...
A Tonicha gravou as canções em português em versões do Ary. Gravou também em castelhano na edição espanhola. O Patxi vinha às escondidas da PIDE para as gravações na Movieplay. Tempos depois, telefonou à Tonicha para lhe pedir autorização para ele próprio gravar as canções (três, creio, pois uma já o Patxi tinha gravado em 71), como se fosse necessário, mas ele é assim, íntegro. Também tenho pena que as canções não estejam editadas em cd, assim como as do José Cid de 68 e 69. Há uma antologia que tem o "Glória, glória, aleluia" e o "Lisboa perto e longe", ambas do Cid. Podem consultar tudo no blogue de homenagem à cantora: http://tonicha-clube-de-fas.blogspot.com/ Francisco Marzia
as canções ficaram brutais na voz da Tonicha quem não conhece bem a obra desta cantora aconcelho vivamente o "ela por ela" tudo canções de autor. Versus a sua faceta tradicional. Ana Rodrigues
Ary dos Santos?
ResponderEliminarO Patxi Andion colaborou no disco da Ana Moura e ela tb aparece no disco dele.
Parece que o Prince também quer colaborar com ela.
Há muita coisa da Tonicha que não é conhecida sobretudo da década de 60. O que é sugeriam para uma edição especial?
Da Tonicha, quase nada é conhecido da década de 60. Nem a sua colaboração com o Quarteto 1111! Quando é que será que é editado o seu material para a RCA????
ResponderEliminarOff-topic
ResponderEliminarEncontrei uma página evocativa da obra de Arnaldo Trindade
http://arnaldotrindade.no.sapo.pt/index.html
Quem diria? Patxi Andion interpretado pela Tonicha! Que tal são as versões, algum participante deste blog já ouviu?
ResponderEliminarSão boas, vale a pena ouvir. As orquestrações são do Thilo Krasmann, e bem boas também, como seria de esperar.
ResponderEliminarHá um CD da Tonicha que tem algum do material da RCA - "A Arte e a Música de Tonicha". Do material gravado com José Cid tem 2 temas: "Caminheiro, Donde Vens" e "D. Pedro Que Volta da Pinga". Mas é, de facto, um mui pálido retrato da obra dela...
ResponderEliminarA Tonicha gravou as canções em português em versões do Ary. Gravou também em castelhano na edição espanhola.
ResponderEliminarO Patxi vinha às escondidas da PIDE para as gravações na Movieplay.
Tempos depois, telefonou à Tonicha para lhe pedir autorização para ele próprio gravar as canções (três, creio, pois uma já o Patxi tinha gravado em 71), como se fosse necessário, mas ele é assim, íntegro.
Também tenho pena que as canções não estejam editadas em cd, assim como as do José Cid de 68 e 69. Há uma antologia que tem o "Glória, glória, aleluia" e o "Lisboa perto e longe", ambas do Cid.
Podem consultar tudo no blogue de homenagem à cantora:
http://tonicha-clube-de-fas.blogspot.com/
Francisco Marzia
http://tonicha-clube-de-fas.blogspot.com/search/label/4%20Can%C3%A7%C3%B5es%20de%20Patxi%20Andi%C3%B3n
ResponderEliminaras canções ficaram brutais na voz da Tonicha quem não conhece bem a obra desta cantora aconcelho vivamente o "ela por ela" tudo canções de autor. Versus a sua faceta tradicional.
ResponderEliminarAna Rodrigues