domingo, 1 de março de 2009

30 ANOS DA RÁDIO COMERCIAL



A Rádio Comercial começou as emissões já com a designação Rádio Comercial no dia 01 de Março, mas apenas com música e referências à Rádio Comercial (OM e FM) para que se fizesse a diferença dos antigos Programa 3 e Programa 4.


As primeiras grelhas de programas foram efectivamente para o ar em 12 de Março.

Eu considero que 01 de Março de 1979 é verdadeiramente o nascimento da RC, disse-me João David Nunes, primeiro director da estação.

Tive a honra de fazer parte das Equipas de Informação da Manhã entre 1986 e 1989, onde tive mais de 14 editores: Luís Paixão Martins, Carlos Andrade, José Manuel Lopes, etc, etc.

4 comentários:

  1. programa "Hotel Babilónia" (aos sábados, antena 1)de Pedro Rolo Duarte e João Gobern

    João David Nunes foi o primeiro convidado, no passado sábado, e disse que o início da Rádio Comercial foi no dia 1 de Março (ou seja fazia anos no dia seguinte) também explicou porque se chamava Comercial.

    ver site RDP-podcasts

    ResponderEliminar
  2. eheheheehhhhhh

    Adorava e ainda adoro o quando o "telefone toca"
    Estou é do quando telefone toca?
    Posso dizer a frase?

    ResponderEliminar
  3. A Comercial está a comemorar o seu 30º aniversário no dia de hoje.

    A diferença nas datas pode ter a ver com a fase de testes.

    ResponderEliminar
  4. Ó pessoal, esta Comercial não tem nada a ver com a outra. Eu sei que anda por aí muita falta de memória mas também não é preciso ir buscar nenhum egiptólogo para descortinar a coisa. A Comercial foi criada no governo de Lourdes Pintassilgo, e visava acabar com o domínio dos partidos na rádio que entretanto, após o 25 de Novembro (não esquecer) fora nacionalizada. Pela primeira vez as equipas e chefias eram escolhidas pela competência e não pelo "cartão". Vão aos livros e vejam quem eram os directores de programas e de informação. O chefe de redacção da Comercial era o Rui Paulo Da Cruz. E quando "pintassilgo" voou do poleiro, foram todos passados pela armas. Foram aos poucos, um agora, dois depois, mas marcharam todos.
    A democracia tem destas coisas. E tão bem instalados que estão os vencedores, quie os benza deus!

    ResponderEliminar

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!