sábado, 20 de dezembro de 2008

A HOUSE


EAST WEST - NEG 43 - 1990 - edição britânica

I Think I'm Going Mad - I Want Too Much

Nicolae Ceausescu foi executado no dia 25 de Dezembro de 1989, tendo sido a Roménia o único país comunista do Leste europeu com um fim violento.

Visitei a Roménia com Costa Gomes (1975) e Ramalho Eanes (1979). Tenho ainda na memória a figura minorca, mas dura, de Ceausescu, as belas praias de Constança, a forma engenhosa como José Carlos de Vasconcelos, apesar de sobejamente avisado, foi burlado num restaurante numa operação de troca de moeda.

Lembro-me do Porsche cor de rosa do filho de Ceausescu, Nicu, a desafiar-nos no Athénée Palace para umas voltas pela cidade, sem polícia e sem serviços secretos.

Mas sobretudo o que retenho com mais calafrio na espinha é o sinal de trânsito que proibia a circulação de pessoas no passeio fronteiriço à impressionante sede do Partido Comunista.

Era obrigatório passar para o passeio contrário!

No dia 01 de Junho de 1990 tentei, sem sucesso, fazer o trajecto Praga-Bucareste, de comboio. As fronteiras estavam fechadas, acabando a Luísa Ribeiro por fazer a reportagem mais tarde.

1 comentário:

  1. "I Think I'm Going Mad" é também uma canção da dupla Jagger-Richards... curioso...

    ResponderEliminar

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!