sexta-feira, 28 de novembro de 2008

JET HARRIS E TONY MEEHAN


Pois já que falei em Shadows, via Brian Locking e Brian Bennett, aqui vão duas relíquias.

É que sempre que me falam em Shadows, eu penso Jet Harris e Tony Meehan, já que, para mim, a sua saída acelerou a deriva que já se começava a notar no grupo no sentido do "easy listening".

Como sabem, estes foram os dois primeiros singles da dupla, embora existam gravações anteriores "a solo" de cada um deles. "Diamonds"/ "Footstomp" foi #1 e "Scarlett O' Hara"/ "Hully Gully" #2 no UK, em 1963.

Em ambos, temas muito mais próximos do rock instrumental original do que daquele que já era, na época, o som Hank Marvin.

Tony Meehan aparece já como produtor, profissão pela qual tinha deixado os Shadows e que viria a seguir com sucesso na Decca. Morreu em 2005 devido a ferimentos resultantes de uma queda em casa (tal como Sandy Denny...).

Outra curiosidade é que, dizem as más línguas e parece que com razão, Jimmy Page é um dos músicos de estúdio que integrou a gravação de "Diamonds", o que não será propriamente caso para grande espantação.

Infelizmente os discos de Harris e Meehan - penso - nunca estiveram à venda aqui pelo "rectângulo".

É pena.

Colaboração de JC

1 comentário:

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!