Desenho e Arte Final: África-Agência de Publicidade,Ldª. Montagem gráfica: camilo (eu)... Impressão: Neográfica,Ldª. E... partindo deste desenho, foram impressos "sêlos", com serrilha, para publicidade (oferta). Fui um "acérrimo" frequentador do "Hotel Trópico", até 1992.
Recordando "Outras Manias"... Em letra pequenina, pode ler-se : Neográfica-Luanda; (e não: "Neográfica,Ldª); Foi uma ideia minha, a partir de 1970, para dar a conhecer "ao Mundo", o que se fazia em Angola.
Sei que, dos selos, trouxe um plano de impressão, tal como de outros trabalhos que gostei de fazer. Todavia, após várias horas de procura, não o consegui encontrar. Parece mentira, mas até hoje ainda não consegui arrumar as minhas "bicuatas". Há um fado que diz:"Preciso de espaço"... Eu preciso é de... tempo!!! Aliás, na 5ª Feira passada, estivemos a almoçar com o Vicky e Esposa e, de muitas coisas, falámos precisamente sobre a minha vinda "repentina" de Luanda. .... Quero seleccionar todos os discos pós-in...dependência e outros cantores do ante-e-do-pós... aalguns meus Amigos (e alguns fuzilados... e outros "morridos") E, claro, procurar o AL-DI-LÁ prometido ao "Gin Tónic".
Fui ao Blogue do Fernando Pereira. Cheguei a esta -espantosa- conclusão: ou ele me conhece a mim ou eu a ele!!! Ele, segundo diz, ia ao Dádá arranjar "Hermínios"... Ora, eu e o Dádá éramos grandes amigos. Foi ele que, numa manhã de 2ª feira (não conseguimos ouvir o relato na "Antena Internacional") me levou -a um dos meus estabelecimentos, em Luanda, a notícia mais sensacional: -Parabéns, pá, o teu Sporting enfiou no meu, 7 a l! -Vai gozar com o ca.....á...o- respondi-lhe! -É verdade, camarada camilo, o seu Sporting deu 7 a 1 ao Benfica- disse um dos clientes presente, é verdade, sim senhor! -Não acredito... Mas, tinha sido verdade. Sim, o Dádá, que é o Oliveira Campos; é correspondente do jornal "A Bola". Chateei-o muitas vezes, cá por coisas (e coisinhas)...! Ele tinha uma Agência de Totobola, eu tinha duas. Mas,claro, as minhas eram as maiores de Angola. Batiam recordes semanalmente. Em dinheiro e em prémios! Numa das minhas Agências, cheguei a ter uma sociedade -à qual intitulei: "OS MILIONÁRIOS DO TOTOBOLA". Eram l2 triplas -directas- e um fixo. Um fenómeno. Todas as semanas não havia "pai"... Uma história (que os Luandenses conhecem)... Num dos concursos, o "Petro Atlético" jogava em casa, em Luanda, contra os "Andorinhas do Sumbe". Claro que os 10 sócios -Amigos- concordaram que o fixo seria "1". Pois bem: numa tarde de "bebedeira"os "Andorinhas" vieram à capital ganhar por 0-1. Foi a maior surpresa da jornada, coisa impossível de acontecer. Por acaso, eu estava na loja (desculpem, mas por questão minha, não divulgo o nome, que era -é?- o mais famoso de Angola)... a ouvir a parte final do relato. Ouço o locutor Rabelais -hoje ministro da Informação- dizer que o jogo tinha acabado com uma grande e enorme surpresa. Imediatamente, milhares de pessoas correram do campo dos Coqueiros para as montras da minha loja, para ver o "que tinha acontecido". Todo o mundo ficou maluco com o acontecimento. Falhámos um resultado, logo o primeiro, pois claro. Fizemos montes de dozes. Há!... só falta dizer que cada sócio gastava, semanalmente, uma nota "preta"... mas valia a pena! Só à conta desta sociedade -que era uma "brincadeira de putos"- brincávamos com o dinheiro... deixei lá milhares e milhares de Kwanzas por receber. Mas... Deus é Grande! Um Abraço.
Desenho e Arte Final: África-Agência de Publicidade,Ldª.
ResponderEliminarMontagem gráfica: camilo (eu)...
Impressão: Neográfica,Ldª.
E... partindo deste desenho, foram impressos "sêlos", com serrilha, para publicidade (oferta).
Fui um "acérrimo" frequentador do "Hotel Trópico", até 1992.
Recordando "Outras Manias"...
ResponderEliminarEm letra pequenina, pode ler-se : Neográfica-Luanda;
(e não: "Neográfica,Ldª);
Foi uma ideia minha, a partir de 1970, para dar a conhecer "ao Mundo", o que se fazia em Angola.
Que história magnífica! Espero que Fernando Pereira a veja!
ResponderEliminarLT
Sei que, dos selos, trouxe um plano de impressão, tal como de outros trabalhos que gostei de fazer.
ResponderEliminarTodavia, após várias horas de procura, não o consegui encontrar.
Parece mentira, mas até hoje ainda não consegui arrumar as minhas "bicuatas".
Há um fado que diz:"Preciso de espaço"...
Eu preciso é de... tempo!!!
Aliás, na 5ª Feira passada, estivemos a almoçar com o Vicky e Esposa e, de muitas coisas, falámos precisamente sobre a minha vinda "repentina" de Luanda.
....
Quero seleccionar todos os discos pós-in...dependência e outros cantores do ante-e-do-pós... aalguns meus Amigos (e alguns fuzilados... e outros "morridos")
E, claro, procurar o AL-DI-LÁ prometido ao "Gin Tónic".
Fui ao Blogue do Fernando Pereira.
ResponderEliminarCheguei a esta -espantosa- conclusão:
ou ele me conhece a mim ou eu a ele!!!
Ele, segundo diz, ia ao Dádá arranjar "Hermínios"...
Ora, eu e o Dádá éramos grandes amigos.
Foi ele que, numa manhã de 2ª feira (não conseguimos ouvir o relato na "Antena Internacional") me levou -a um dos meus estabelecimentos, em Luanda, a notícia mais sensacional:
-Parabéns, pá, o teu Sporting enfiou no meu, 7 a l!
-Vai gozar com o ca.....á...o- respondi-lhe!
-É verdade, camarada camilo, o seu Sporting deu 7 a 1 ao Benfica- disse um dos clientes presente, é verdade, sim senhor!
-Não acredito...
Mas, tinha sido verdade.
Sim, o Dádá, que é o Oliveira Campos; é correspondente do jornal "A Bola". Chateei-o muitas vezes, cá por coisas (e coisinhas)...!
Ele tinha uma Agência de Totobola, eu tinha duas.
Mas,claro, as minhas eram as maiores de Angola.
Batiam recordes semanalmente.
Em dinheiro e em prémios!
Numa das minhas Agências, cheguei a ter uma sociedade -à qual intitulei:
"OS MILIONÁRIOS DO TOTOBOLA".
Eram l2 triplas -directas- e um fixo.
Um fenómeno.
Todas as semanas não havia "pai"...
Uma história (que os Luandenses conhecem)...
Num dos concursos, o "Petro Atlético" jogava em casa, em Luanda, contra os "Andorinhas do Sumbe".
Claro que os 10 sócios -Amigos- concordaram que o fixo seria "1".
Pois bem: numa tarde de "bebedeira"os "Andorinhas" vieram à capital ganhar por 0-1.
Foi a maior surpresa da jornada, coisa impossível de acontecer.
Por acaso, eu estava na loja (desculpem, mas por questão minha, não divulgo o nome, que era -é?- o mais famoso de Angola)... a ouvir a parte final do relato.
Ouço o locutor Rabelais -hoje ministro da Informação- dizer que o jogo tinha acabado com uma grande e enorme surpresa.
Imediatamente, milhares de pessoas correram do campo dos Coqueiros para as montras da minha loja, para ver o "que tinha acontecido".
Todo o mundo ficou maluco com o acontecimento. Falhámos um resultado, logo o primeiro, pois claro.
Fizemos montes de dozes.
Há!... só falta dizer que cada sócio gastava, semanalmente, uma nota "preta"... mas valia a pena!
Só à conta desta sociedade -que era uma "brincadeira de putos"- brincávamos com o dinheiro... deixei lá milhares e milhares de Kwanzas por receber.
Mas... Deus é Grande!
Um Abraço.
Eram 12 (doze) triplas e 1 fixo.
ResponderEliminar