terça-feira, 5 de agosto de 2008

APONTAMENTOS DE FÉRIAS


Há uns bons 50 anos, ou mais, que já não ia ao Portugal dos Pequenitos, em Coimbra. Sim, eu sei que é uma Obra do Regime (do outro), dos anos 40, idealizado por Bissaya Barreto, grande amigo coimbrão de Salazar, e pelo arquitecto Cassiano Branco.

Fui lá agora com a sobrinha-neta (nunca mais sou avô!) e confirmei uma vez mais que se trata de um Paraíso imenso para a pequenada que se diverte como nunca a entrar, sair e assomar às janelas das casinhas. É uma felicidade ver aquela alegria estampada nos gaiatos e nas gaiatas.

A zona fascista do Parque está disfarçada com as nações emergentes das colónias, mas quem por lá passou no antigamente, não deixa de sentir um arrepio assustadiço pela espinha.

Fico agora a pensar que misturar os Monumentos Nacionais em blocos talvez não seja uma boa ideia, sobretudo pedagógica. Ficou-me a dúvida.

Em todo o caso, recomendo os Avôs e as Avós deste blogue a dar a conhecer o Portugal dos Pequenitos aos seus descendentes mais jovens.

5 comentários:

  1. Não se percebe bem. Então beber vinho não era dar de comer a um milhão de portugueses?...

    ResponderEliminar
  2. Nunca visitei o "Portugal dos Pequeninos", mas conheço bem a canção dos UHF (com o mesmo título)...

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho ideia de ter visto pelo menos uma capa de um disco com foto tirada no Portugal dos Pequeninos. Mas não faço a mais pequena ideia de quem seria....

    ResponderEliminar
  4. é portugal dos pequenitos.
    portugal dos pequeninos tem outro significado....

    ResponderEliminar
  5. Ao "gin-tonic",
    E... "dar conversa" é alimentar 6 milhões!!!
    (ih!hi!hi!...)

    ResponderEliminar

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!