terça-feira, 22 de julho de 2008

O "EM ÓRBITA" DOS POBRES...


O pioneirismo e a inovação do "Em Órbita" não deixariam de influenciar a rádio nacional, provocando o nascimento em catadupa de programas vários imitando o "pai" ou, a partir dele, criando as suas próprias raízes.

O próprio "Em Órbita" se queixava amiúde das imitações baratas que pululavam no espectro nacional, insurgindo-se com a sobranceria que era apanágio dos seus criadores.

O "Eco", também no Rádio Clube Português, não era uma imitação barata. Com menos recursos do que o "Em Órbita", foi um programa que dignificou, trilhando caminhos exactamente não coincidentes com os do "EO".

Da autoria de Hélder Lucas, Mário Montenegro, Hélder Coelho, Jorge Simões e Mário Marques Pinto, com locução de José Corte-Real, o "Eco" ia para o ar entre as 22H32 e as 24H00.

Pelo menos em Dezembro de 1967 estava (data do recorte da revista "Magazine" com a imagem publicada).

O "Eco" dedicava-se sobretudo à divulgação da música popular anglo-americana e brasileira e, dentro da primeira, pelo rhythm and blues. Era um caminho que em Portugal não estava explorado e numa tentativa de fazer qualquer coisa por um tipo de música tão válida como qualquer outra.

"Eco", uma programação dinâmica, onde os ensaios, traduzindo a óptica dos realizadores e dos ouvintes, não tem carácter periódico nem limitação de tempo ou data. A qualquer momento surgem.

Tal como o "Em Órbita", também o "Eco" premiava com discos os seus ouvintes mais militantes.

4 comentários:

  1. nao estou certo, mas nao era este programa que por vezes transmitia em directo actuaçoes de bandas portuguesas no estudio do radio clube?
    durante o dia telefonava-se ou ia-se à portaria do rádio clube pedir bilhetes e à noite, em directo, aí estavam os grupos a tocar.
    lembro-me de ter ouvido os sheiks e os ecos nesses programas.

    ResponderEliminar
  2. e lembro-me do josé corte real engasgar-se muito e enganar-se a torto e a direito. mas tinha uma bela voz!

    ResponderEliminar
  3. Isto é que é serviço público, reavivendo-se assim a história da rádio

    Apenas conhecia o José Corte-Real da RTP do "País País" dos anos 80

    ResponderEliminar
  4. És capaz de ter razão, Muleta, és capaz de ter razão!

    LT

    ResponderEliminar

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!