O meu exemplar não tem nenhum autocolante e aliás não me lembro de ver algum exemplar do disco com o autocolante que é reproduzido. Cometeram-se escessos vários e algumas tropelias mas, penso, que não se chegou a tanto. Por mim, recusar-me-ia comprar um disco com o autocolante, fosse ele qual fosse. Penso tratar-se de uma qualquer iniciativa de mercado paralelo, um dos muitos oportunismos em que a época foi fértil. Também é a primeira vez que vejo esse autocolante. O que conheço é a reprodução de um cartaz de João Abel Manta, penso que uma encomenda da 5ª Divisão em que Vasco Gonçalves aparece ladeado, abraçando-os, por um homem do povo e por um militar. Por baixo vem a frase que é refrão do disco: “Força, força Companheiro Vasco, nós seremos a muralha de aço”
A edição original saiu sem autocolante... disso não há dúvidas. O autocolante foi colocado depois e não foi pela Zip nem a mando do Carlos Alberto Moniz. Como alguém disse, e bem, era o mercado paralelo.
O meu também vem com o autocolante.
ResponderEliminarSerá que era um virus?
ResponderEliminarLT
Acredito que sim :-), mas penso que todos os exemplares vinham com o autocolante.
ResponderEliminarPois, o meu também tem... Mas já vi uma vez um sem ele, e não tinha ar de ter sido arrancado.
ResponderEliminarO meu exemplar não tem nenhum autocolante e aliás não me lembro de ver algum exemplar do disco com o autocolante que é reproduzido. Cometeram-se escessos vários e algumas tropelias mas, penso, que não se chegou a tanto. Por mim, recusar-me-ia comprar um disco com o autocolante, fosse ele qual fosse. Penso tratar-se de uma qualquer iniciativa de mercado paralelo, um dos muitos oportunismos em que a época foi fértil.
ResponderEliminarTambém é a primeira vez que vejo esse autocolante. O que conheço é a reprodução de um cartaz de João Abel Manta, penso que uma encomenda da 5ª Divisão em que Vasco Gonçalves aparece ladeado, abraçando-os, por um homem do povo e por um militar. Por baixo vem a frase que é refrão do disco: “Força, força Companheiro Vasco, nós seremos a muralha de aço”
vi a imagem e lembrei-me logo dos oois posts-sigeria que colcass aqui essa imagem
ResponderEliminarhttp://arquivo.sinbad.ua.pt/cartazes/2006005454
65 esc
Quais são os autores do "Companheiro Vasco"? Alfredo Vieira de Sousa? Carlos Alberto Moniz?
ResponderEliminarLuís: a letra é de Alfredo Vieira de Sousa, a música é do mesmo Alfredo Vieira de Sousa, de Carlos Alberto Moniz e de Pedro Osório.
ResponderEliminarObrigado! Quem sabe, sabe! :-)
ResponderEliminarDe nada, Luís. Abraço.
ResponderEliminarCompanheiro Vasco era o Lado-B desse single? A editora era a Zip Zip?
ResponderEliminarObrigado
Sim, é o lado B de "Daqui o Povo Não Arranca Pé!", editado no selo Zip-Zip (na altura já da Sassetti).
ResponderEliminarObrigado pela informação bissaide ;)
ResponderEliminarA edição original saiu sem autocolante... disso não há dúvidas. O autocolante foi colocado depois e não foi pela Zip nem a mando do Carlos Alberto Moniz. Como alguém disse, e bem, era o mercado paralelo.
ResponderEliminar