sábado, 23 de fevereiro de 2008

ZECA DO ROCK E SÉRGIO BORGES


O single do Conjunto João Paulo que trazia no lado B a minha composição "God of Negroes".

Cortesia de Zeca do Rock

15 comentários:

  1. A propósito do Conjunto Académico de João Paulo lembro-me da célebre "Milena".
    Já ninguém se chama Milena...

    ResponderEliminar
  2. Olha, mais um com etiquetas nas capas. Grrrrrrrr!!!!!!
    Quanto ao nome "Milena", puro engano, Vítor. Tive uma vizinha com esse nome que morava mesmo aqui por cima e que era grande amiga da minha mulher. Infelizmente faleceu há uns anos atrás.

    ResponderEliminar
  3. Pois é, caro rato! Infelizmente, essa sua vzinha já não se chama...Milena! O que eu queria dizer era que se trata de um nome, ou de um nick, muito próprio de uma época.

    ResponderEliminar
  4. Acho que Milena era o diminutivo de Maria Helena, tal como Milu era de Maria de Lourdes, etc, não era?

    ResponderEliminar
  5. Quanto às etiquetas e outros dispositivos de identificação de posse, serviam para evitar os desaparecimentos em festas, mas mesmo assim nem sempre resultavam. Às vezes aparecia o disco errado dentro da capa certa, outras vezes desaparecia mesmo tudo, enfim, vocês sabem como era...

    ResponderEliminar
  6. Este foi o penúltimo disco a ser editado pela banda.

    ResponderEliminar
  7. E um dos melhores, na minha opinião. O "culpado" disse é precisamente o Zeca, pois "God of Negroes" é uma canção extraordinária e o arranjo do grupo é bem interessante.

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigado pelo elogio. A propósito, escrevi essa música na vila de Farim, norte da Guiné-Bissau, em 1967, durante a minha comissão militar naquele território.

    ResponderEliminar
  9. Pois, é verdade, tínhamos já falado disso. Abraço, João Carlos Callixto

    ResponderEliminar
  10. Eu lembro-me, João, mas foi em correspondência privada, agora o divulgo publicamente.

    ResponderEliminar
  11. Zeca, e quando nos podemos encontrar todos aqui em Lisboa? Isso seria extraordinário!

    ResponderEliminar
  12. Eis uma pergunta de fácil resposta. Já não vou a Portugal há mais de 10 anos por falta de duas coisas: tempo e dinheiro. Logo que esse impasse seja ultrapassado, lá estarei, prometo solenemente!

    ResponderEliminar
  13. Só para acrescentar o seguinte, assisti com a minha mãe ainda com os meus 10 anos aos tais chamados Saraus ou Matinés no Liceu Nacional do Funchal, actualmente Liceu Jaime Moniz, em que o Conjunto Académico do Funchal era a cabeça de cartaz, e recordo-me a minha mãe dizer-me:
    AI,AI,estes rapazes vão longe e foram realmente!
    Não sou apologista do saudosismo, mas vivo como amante da música.
    Não quero alongar-me como Funchalense de gema, e porque posso ser suspeito mas as opiniões mas não divergem muito em relação às outras pessoas.Quero prestar a minha homenagem a todos aqueles que neste período e que bem sabemos nada fácil em termos políticos mas que vincaram no plano Nacional,e que nos deixaram um espólio musical e que felizmente venho reavivar memórias e até mesmo situações que desconheçia e mais uma vez agradeço ao Blogue e na pessoa "Zeca do Rock" e dizer-lhe Bem Haja, e continue.
    Funchal Madeira - Portugal
    JMAbreu

    ResponderEliminar
  14. Agradecia que digam da v/ justiça no seguinte post

    http://guedelhudos.blogspot.com/2008/11/cortam-o-cabelo-vestem-bem.html

    O Conjunto Académico João Paulo acabou em 1968 ou continuará e será o mesmo grupo mas apenas com uma designação diferente: "Sérgio Borges e Conjunto João Paulo"?

    ResponderEliminar
  15. O Conjunto tal como o conhecemos terá acabado por volta dessa data, mas continuou com outros nomes ou acompanhando Sérgio Borges ou fazendo aquela famosa digressão em 1970... (digo eu).

    LT

    ResponderEliminar

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!