DECCA PEP 1187
Reach Out I'll Be There - If I Were A Carpenter - Joaninha Cantora - Tema 13
Confesso que no tempo do yé-yé abominava este tipo de conjuntos. Sempre os considerei um atraso de vida. O que eu queria eram três guitarras e uma bateria! Hoje tenho uma visão mais moderada.
Nunca percebi também porque em grande parte dos EPs portugueses a canção inscrita na capa não corresponde à primeira canção do disco. Este é mais um caso.
Pena que Thilo Krasmann já não esteja entre nós. Ainda não descobri a ortografia correcta do seu nome. Há para todos os gostos.
Dedico este post à minha sobrinha e afilhada Joana que anda às voltas com as Rainhas de Portugal e com o seu carro novo (por isso é que anda às voltas...).
Reach Out I'll Be There - If I Were A Carpenter - Joaninha Cantora - Tema 13
Confesso que no tempo do yé-yé abominava este tipo de conjuntos. Sempre os considerei um atraso de vida. O que eu queria eram três guitarras e uma bateria! Hoje tenho uma visão mais moderada.
Nunca percebi também porque em grande parte dos EPs portugueses a canção inscrita na capa não corresponde à primeira canção do disco. Este é mais um caso.
Pena que Thilo Krasmann já não esteja entre nós. Ainda não descobri a ortografia correcta do seu nome. Há para todos os gostos.
Dedico este post à minha sobrinha e afilhada Joana que anda às voltas com as Rainhas de Portugal e com o seu carro novo (por isso é que anda às voltas...).
A ortografia correcta é essa que escreveste agora: Thilo Krasmann.
ResponderEliminarO Thilo's Combo foi um grupo extraordinário no Portugal da década de 1960, ao introduzir progressivamente os novos ritmos da moda nos gostos do público e ao saber acrescentar um toque de modernidade nos registos em que acompanhou outros intérpretes, fugindo assim à estética dominante na canção ligeira, que privilegiava o acompanhamento orquestral.
Em relação aos discos em nome próprio do grupo, gravados entre 1962 e 1969, todos eles têm o seu interesse e merecem ser redescobertos por quem se interessa verdadeiramente pela música portuguesa.
Thilo Krasmann foi de facto um nome maior da nossa música e prestei-lhe já uma pequena homenagem no bissaide: http://bissaide.blogspot.com/search/label/Thilo%27s%20Combo
Sorry, não estou rigorosamente nada de acordo! Era uns completos chatos, com a mania de que tinham graça sem a ter.
ResponderEliminarLT
Epá, não podemos estar todos de acordo, e ainda bem! ;-)
ResponderEliminarAliás, este EP é um exemplo flagrante disso.
ResponderEliminarLT
Aí discordo eu: com excepção do dispensável "Joaninha Cantora", os outros três temas são muito bons. A versão de "Reach Out I'll Be There", não sendo tão interessante como a do Quinteto Académico, não deixa de ter qualidade; e os outros dois temas são excelentes: o instrumental original "Tema 13" coloca a composição de Krasmann ao nível do que se fazia lá fora na altura e a versão de "If I Were a Carpenter" (para mim o melhor tema do disco) aproxima-se/prenuncia o psicadelismo mais introspectivo de uma forma soberba.
ResponderEliminarEram de facto chatos. Bons músicos, mas tinham de tocar a metro para o tipo de público que tinham e para o tipo de sítios onde tocavam. Isso notava-se no reportório completamente desconcertante pela falta de homogeneidade e de coerência.
ResponderEliminarÀs vezes saía-lhes bem...
Com a falta de homogeneidade no reportório concordo, mas até isso jogava a favor deles, pois que demonstraram o seu valor nos vários géneros musicais abordados de forma exemplar.
ResponderEliminarBons músicos, um grupo sem identidade. Típico das boîtes de Lisboa dos anos 60
ResponderEliminarÉ pena que os senhores biógafos que escrevem sobre estas coisas não se documentem melhor! Quanto à formação do grupo ninguém fala no Jorge Pinto(Jorginho) que foi o pianista/teclista do grupo durante quase dez anos.O pianista da formação inicial só actuou escassos meses!
ResponderEliminarQual foi então o 1º EP com a participação do teclista Jorge Pinto? Depois do projecto Varius, desconheço se seguiu carreira musical ou não. Tem o contacto dele?
ResponderEliminarE curiosamente ninguém fala do António Igrejas Bastos, que foi baterista do Thilo's Combo durante anos e só saiu porque foi para a Suissa. Era fabuloso! Quanto aoGrupo não sei porque ninguém fala, quando já amdrugada a Casa "Galeria 48" pertença deles, se fechavam as portas e havia sessões de Jazz do Bom com Carlos do Carmo, Luis Villas Boas, Simone, Maiza Mattarazzo (brasileira, de enorme sucesso e nome) e outros grandes mestres do Jazz em Portugal. Estes serões, ou se quiserem madrugadas eram até de manhã. Um espanto, o melhor que havia na época.
ResponderEliminarBM
António Igrejas Bastos fez parte do primeiro grupo português de yé-yé de sempre, os Babies, de José Cid, em Coimbra.
ResponderEliminarLT