quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

MACAU TAMBÉM TEVE O SEU FESTIVAL IÉ-IÉ


Os Grey Coats (na imagem) foram os vencedores do I Festival Musical de Macau que se realizou no território em Dezembro de 1963 e de que a Plateia dá conta no seu número de 01 de Janeiro de 1964.

Patrocinado pelo Centro de Informação e Turismo de Macau, o Festival realizou-se no Teatro Cheng Peng perante mais de 2.500 pessoas.

Formados por Leonardo Amarante, Diamantino Pereira, Jackie Mahomed e António Lopes, estes três últimos macaenses, os Grey Coats interpretaram "Savage", "Mariquita", "México" e "Perfídia".

Segundo a Plateia, a actuação dos Grey Coats foi "extraordinariamente aplaudida pelos impressionantes movimentos enquanto exibiam as suas músicas".

O segundo lugar foi para Mário Tomaz e o seu Conjunto ("La Novia", "Tarantela", "Picolissima Serenata" e "Adeus Velha Lisboa" e o último lugar do podium foi para os Lovers ("Guitar Boogie", "The Twist", "Taquilla" e "The Guitar Twist".

7 comentários:

  1. No festival de 1964, a lista de vencedores é a seguinte:
    1º- THE GREY COATS
    2º- THE COLORFUL DIAMONDS
    3º- MÁRIO TOMAZ E O SEU CONJUNTO
    4º-LES QUATRE DE LIS
    5º- THE STRANGERS
    6º-THE TEICOS

    ResponderEliminar
  2. Entrei no seu blog por acaso. Foi com grande surpresa e alguma emoção que encontrei o post "Festival de Macau". Um dos elementos do grupo Grey Coats que venceu, é meu primo (Leonardo Amarante). Eu soube da realização do referido festival. Durante muito tempo tive a edição da revista Plateia que cita. Será que poderia facultar-me a digitalização da(s) página(s) referentes à notícia? Agradecendo antecipadamente,
    Reinaldo Amarante
    rodamarante@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Arranjo com certeza, terei muito gosto nisso. O problema, neste momento, é que a Hemeroteca tem as fotocopiadores avariadas há um mês!!!

    LT

    ResponderEliminar
  4. eu tb queria... para o blog que tenho sobre macau

    ResponderEliminar
  5. Em Fevereiro do ano passado enviei-lhe uma mensagem, a propósito do post sobre o festival yé-yé de Macau, solicitando a digitalização da página ou páginas da revista Plateia que referia. Na altura respondeu-me que as fotocopiadoras da hemeroteca estavam avariadas. Será que já tiveram tempo de as reparar e poderia satisfazer o meu pedido?
    Muito obrigado pela atenção.
    rodamarante@sapo.pt

    ResponderEliminar
  6. Ah! Sim! As do 1º andar (que têm as Plateias) já estão boas! Na próxima oportunidade lá irei e tirarei as fotocópias para si e para o João Botas (alô!!!).

    LT

    ResponderEliminar
  7. Olá Reinaldo,
    Fiquei entusiasmadíssima ao ler o seu blog, não só pelo conteúdo, mas sim pelas fotos do antigamente. Sou da familia "Amante" de Macau. Fui amiga da infância dos teus primos Leonardo, Daniel, Luzia e Ivone, éramos vizinhos na Rua Sanches de Miranda, lembro-me do seu Tio César e da Tia. A minha mãe era muito amiga da sua Tia Gisela (mãe do Jojo), e frequentava muito a casa dela, ao pé do Hospital Kiang Wu. Gostaria muito de contactar consigo. Estou em Portugal há 40 anos.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar

Lamento, mas tenho de introduzir esta chatice dos caracteres. É que estou a ser permanentemente invadido por spam. Peço paciência. Obrigado!