sábado, 1 de dezembro de 2007
HEITOR DE VASCONCELOS
Heitor de Vasconcelos é um dos principais coleccionadores portugueses de vinil, mas o mais curioso é que até 1984 não conseguia olhar para um EP. Diz que não simpatizava com o formato. Quem diria!
Foi em S. Pedro do Sul, sua terra natal, que regressou à meninice ao adquirir os discos da juke-box do café local.
"Todas as colecções começam assim, por motivos afectivos. Queria regressar à meninice, talvez não quisesse envelhecer", explicou, há 5 anos, numa reportagem do Diário de Notícias.
Hoje, é um apaixonado do EP. "O EP tem um charme que os LPs não têm. Por um lado condensa os êxitos, são apenas quatro músicas. Por outro, é o formato habitual da fotografia e cria-se uma estética destas capas, há coisas fantásticas".
Há 5 anos tinha mais de 8.000 EPs, 75 por cento dos quais de prensagem portuguesa.
Orgulha-se de ter praticamente todos os discos do pop/rock português e ainda todos os discos estrangeiros prensados em Portugal.
Nesta fantástica colecção, Amália é a rainha com mais de 500 discos.
Raridades: quatro discos dos Queen prensados em Portugal, um David Bowie editado pela Philips portuguesa, um EP português de Elton John, quatro discos portugueses dos Kinks.
Heitor de Vasconcelos pode ser visto deambulando pela Feira da Ladra, em Lisboa, ou em amena cavaqueira com Vítor Nunes, na Discolecção, também em Lisboa.
Eu tenho esse recorte do Dn mais. Se não me engano foram três entrevistas a coleccionadores.
ResponderEliminarPara quem quiser consultar os artigos https://musicaesquisita.blogspot.com/2017/05/coleccionismo-de-discos-dossier.html
ResponderEliminar