Não é pacífica a expressão ié-ié e/ou yé-yé. Já não o era na altura, continua a não o ser hoje em dia como se atesta no blogue http://osdiasdamusica.blogspot.com/.
Nos anos 60, ié-ié tanto podia ser conotado com uma certa inferioridade na criação musical, associada quase exclusivamente a barulho e guincharia, como poderia designar um menino bem, da Linha, com dinheiro, sobretudo interessado pelo último grito da moda.
O termo foi amiúde utilizado em 1965 e em 1966, sendo posteriormente substituído por "pop", "música pop" e/ou "pop music" e já sem o negativismo que a enfermava. Música pop já era então sinónimo de qualidade, originalidade, inovação.
O termo foi repescado de um verso da canção dos Beatles, "She Loves You", mas, pelo menos, já Perry Como o utilizava em 1958.
A designação deste blog com esse termo teve apenas como objectivo uma mais simples identificação temática. Tão-só isso.
E o Yeh-Yeh do Georgie Fame foi o melhor abrir do ano de 1965, a desbancar o I Feel Fine dos Beatles do top britânico.
ResponderEliminarE toda a gente entende que a designação do blog não tem nada de depreciativo, e quem cá vem gosta de ...re-visitar
Grato, Luís
Quem me dera a mim voltar aos tempos do yé-yé e das flausinas, dos copains e dos cabeludos, tudo termos que fizémos nossos e que ainda hoje nos invocam doces lembranças.
ResponderEliminarObrigado, Luís, pela tua inestimável ajuda!