quarta-feira, 31 de outubro de 2012
ARTUR GARCIA
MARFER - MEL 2-075 - edição espanhola (1967)
Uma Garota, Um Carro E Eu (Rogério Bracinha/Ferrer Trindade) - Última Moeda (C. Oliveira/R. Bracinha/P. Fonseca/Ferrer Trindade) - És A Minha Canção ("This Is My Song") - E... Fala-me ("Y Háblame"9
Que grande capa!
GENIAL NEIL YOOUNG
REPRISE - 9362-49485-9 - 2012
CD 1
Driftin' Back - Psychedelic Pill - Ramada Inn - Born In Ontario
CD 2
Twisted Road - She's Always Dancing - For The Love Of Man - Walk Like A Giant - Psychedelic Pill (reprise)
"Psychedelic Pill", o novo e genial álbum de Neil Young, é o 35º da sua carreira e o seu mais longo.
É um CD duplo, mas com apenas 8 canções, uma das quais "Driftin' Back", a primeira, com 27 minutos e 37 segundos de duração, é a sua mais longa, batendo em quase 10 minutos o seu anterior recorde, "Ordinary People", de "Chrome Dreams II", de 2007, que tinha 18 minutos e 13 segundos.
Mas não é comprida e chata como o hino do Benfica, como diz o povo.
No total, as 8 canções do duplo CD somam uma hora, 27 minutos e 43 segundos, incluindo a lindíssima balada "For The Love Of Man".
Este é também, o primeiro álbum de originais de Neil Young com a sua antiga banda Crazy Horse em quase uma década.
Genial como poucos!
LO MEJOR DE THE WHO
POLYDOR - 24 80 003 - edição espanhola
Cara 1
Overture (Obertura de Tommy) - Magic Bus (Autobús Mágico) - Mary Anne With The Shaky Hand (Mary Anne Con La Mano Temblorosa) - Pictures Of Lily (Imágenes de Lily) - Call Me Lightning (Llámame Relámpago) - Substitute (Sustituto)
Cara 2
Happy Jack (Alegre Jack) - I Can See For Miles (Puedo Divisar A Muchas Millas) - Armenia City in The Sky (Armenia, Ciudad En El Cielo) - Whiskey Man - Pinball Wizard (El Mago Del Jueglo Del Millón) - I'm A Boy (Soy Un Chico)
Cortesia de João Pinheiro de Almeida
MEDALHA PORTUGUESA DOS BEATLES
Medalha de 9 cms de diâmetro, de 1984, dos Beatles, fabrico português, assinada por um escultor desconhecido, mas que assina LG 84, com os rostos dos artistas na face e assinaturas respectivas no verso.
Colaboração de Carlos Caria
terça-feira, 30 de outubro de 2012
"TRÊS ÉPOCAS DE MILITÂNCIA ANTI-BENFIQUISTA"
Caro(a)s Amigo(a)s!
É com prazer que eu e a Editora Fonte da Palavra vos convidamos para o lançamento público do meu livro “Três Épocas de Militância Anti-Benfiquista”,o qual terá lugar em Lisboa no próximo dia 17 de Novembro, pelas 16H30, em local que confirmarei oportunamente.
A apresentação do livro ficará a cargo do Jornalista Desportivo Fernando Correia, o qual teve a simpatia de aceitar o meu convite,mesmo sabendo que correrá o risco de não poder voltar a entrar no Estádio da Luz…
Apareçam, tragam os vossos Amigos e os Amigos dos vossos Amigos,qualquer que seja a respectiva simpatia clubista.
Quer o Benfica perca quer ganhe,terei à vossa espera a habitual ”flute” de espumante.
Independentemente de filiações clubistas ou anti-clubistas, gostaria,acima de tudo, que este Encontro fosse um momento de confraternização,de sã camaradagem e de boa disposição.
Para efeitos da organização logística agradecia que me confirmassem a vossa presença pela forma que muito bem entenderem.
Para vos abrir o apetite deixar-vos-ei com a capa do livro e com a respectiva apresentação, que penso que revela bem o espírito e o objectivo da coisa.
O conjunto de textos que agora se juntam em livro constituem uma selecção de brincadeiras que o autor foi mantendo com alguns dos seus amigos nos últimos quatro anos, através de “e-mails”, em torno do tema “Benfica”.
Publicam-se porque ao autor deu muito gozo a brincadeira e, nostálgico como é, vai sentir muito prazer em revisitar esses tempos,esses amigos e esses textos daqui a muitos anos.
E depois, quem sabe, poderá sempre chegar o dia em que algum dos seus netos se volte para si com um ar muito sério e lhe pergunte: “E tu avô, o que é que fizeste para que este mundo pudesse ser um lugar um bocadinho melhor…?”.
E então talvez este livrinho lhe possa ser útil…
Em circunstância alguma tiveram estes textos intuitos ofensivos ou menos respeitosos para com os seus amigos, a entidade “Benfica”, os seus dirigentes e colaboradores ou quem quer que seja.
Se porventura, inadvertidamente, lhe tiver resvalado algum pé nesse sentido, o autor apresenta desde já, humildemente, as suas antecipadas desculpas.
Luís Mira
CARLY SIMON
PHILIPS - 888 996-7 - edição portuguesa (1986)
It's Hard To Be Tender - Concerto A Helene (Francis Lai)
"PONTO"
"Ponto", semanário, nº 1, 30 de Outubro de 1980, director - Abel Pereira, 15$00.
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
FRANK ALAMO
UNIVERSAL - 064 638-2
Loop De Loop - Da Dou Ron Ron - Il Y Avait Toi - Reviens Vite Et Oublie (Be My Baby) - Sylvie - Ma Biche (Sweets For My Sweet) - Je Veux Prendre Ta Main (Lennon/McCartney) -Allô... Maillot 38-37 . Non, Ne Dis Pas Adieu (You Can't Say Good Bye) - Je Me Bats Pour Gagner (Lennon/McCartney) - Le Chef De La Bande - Des Filles Et Des Garçons - Bimbo - Je Revis - Sing C'Est La Vie - Sur Un Dernier Signe De La Main - Eye - Maudit Brouillard
Frank Alamo morreu no passado dia 11 de Outubro.
"LOVE ME DO"
A edição de "Love Me Do" (50 anos), dos Beatles, prevista para hoje em Portugal, foi adiada para o dia 05 de Novembro.
DUSTY SPRINGFIELD
PARLOPHONE - 20 20007 - edição portuguesa (1987)
What Have I Done To Deserve This? (Chris Lowe/Neil Tennant/Allee Willis) - A New Life (Chris Lowe/Helena Springs/Neil Tennant)
CINEMA MONUMENTAL
"Excalibur", de John Boorman, com Nigel Terry, Helen Mirren e Nicholas Clay, estreou-se a 29 de Outubro de 1981, faz hoje 31 anos.
Cortesia de Teresa Lage
O BATALHOZ
Cartaxo, Santarém.
Belo bacalhau à Batalhoz: grelhado com pão ralado e um pouco de forno. Vem à mesa com azeite a ferver e batatas a murro. Sim, é parente do bacalhau à lagareiro.
Recomendo e a relação preço/qualidade é boa nas meias doses, mas aprecio pouco que levantem da mesa o pão, a manteiga, o paio, o queijo... sem dizer "água vai"...
domingo, 28 de outubro de 2012
HOUSEMARTINS
GO! DISCS/EDISOM - 515549 - edição portuguesa (1988)
There Is Always Something There To Remind Me (Paul Heaton/Stan Cullimore) - Get Up Off Our Knees (Paul Heaton/Stan Cullimore/Key)
Não, não é a versão do clássico de Sandie Shaw.
BATERISTA DOS JOTTA HERRE
Américo de Sousa, baterista dos Jotta Herre, em fotografia de 06 de Fevereiro de 1967, segunda-feira, noite de Carnaval.
Cortesia de Américo de Sousa
"FILLE SAUVAGE" ("RUBY TUESDAY")
COLUMBIA - ESRF 1828 - edição francesa
Fille Sauvage (Ruby Tuesday) - Et Après? (Adamo) - Nous Ne Sortirons Qu'Au Printemps - Les Fous Et Les Sages
Adquirido pelo irmão mais velho em Lisboa no dia 28 de Outubro de 1967, faz hoje 45 anos!
RÁDIO & TELEVISÃO
Rádio & Televisão, número especial de aniversário, 28 de Outubro de 1967, director - Paulo de Medeiros, 2$50
Com 50 páginas, esta edição especial inclui reportagens sobre Belo Marques, Ana Leiria ("esperança de cinema novo") e II Festival Internacional da Canção Popular, ganho por Edu Lobo ("Ponteio"), prémio do júri, e Gut ("Margarida"), prémio do público. Na parte internacional participou o Duo Ouro Negro.
sábado, 27 de outubro de 2012
MARINO MARINI
DURIUM - EP A 3088 - edição italiana
Capricciosa - Piccolíssima Serenata - Io Ti Amo Con Tutto Il Cuore - Non So Dir... Ti Voglio Bene
"BOOKSTAGE"
"Bookstage - Nos Bastidores do Rock Português", Luís Silva do Ó e Bruno Gonçalves Pereira, Chiado Editora, 2012, 292 págs
“Bookstage – Nos Bastidores do Rock Português” é o título de um livro de Luís Silva do Ó e Bruno Gonçalves Pereira que a Chiado Editora apresenta hoje, às 15H00, no Casino Estoril, com a presença de alguns protagonistas como Zé Pedro, Rui Veloso, Miguel Ângelo, António Manuel Ribeiro, António Garcez, João Grande, Rui Leal e Sérgio Castro.
Nuno Calado, da Antena 3, apresentará o livro num espectáculo com a participação dos Ex-Votos, em homenagem a Zé Leonel, e Viralata.
JOSÉ CID EUFÓRICO
José Cid, com a sua jovialidade e new look, animou a madrugada de hoje da Horta da Fonte, no Cartaxo.
Está mesmo feliz e vai ter novo disco para o ano, "Menino Prodígio".
O (também) meu amigo Paulino Coelho não lhe ficou atrás na animação.
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
MAIS UMA NOVA RARIDADE DOS BEATLES
Os Beatles fizeram uma edição limitada em vinil, não comercial, da colectânea de rock "Tomorrow Never Knows" que em Julho último lançaram digitalmente no iTunes.
O lado A inclui "Revolution", "Paperback Writer", "And Your Bird Can Sing", "Helter Skelter", "Savoy Truffle", "I'm Down" e "I've Got A Feeleing" ("Let It Be... Naked Version").
O lado B tem "Back In The USSR", "You can't Do That", "It's All Too Much", "She Said, She Said", "Hey Bulldog", "Tomorrow Never Knows" e "The End" ("anthology 3 Version".
ERIC CLAPTON, DOMINGOS PIEDADE E O RELÓGIO
Estação Cronográfica espera não estar a cometer nenhuma inconfidência ao contar esta história.
Há uns 10 anos, no aeroporto JFK, em Nova Iorque, o português Domingos Piedade, à altura Director da Mercedes AMG, cruza-se com o amigo Eric Clapton no lounge executive, os dois entre voos intercontinentais.
Domingos Piedade, sabendo do gosto de Clapton por relógios, perguntou-lhe quais as últimas aquisições. "Agora ando à procura de um Patek Philippe muito especial, tatati, tatata...".
Para alguma surpresa do músico, Domingos disse-lhe: "Talvez te possa ajudar. Espera aí um pouco". E, sem perder tempo, telefona para o dono da Patek Philippe. Conta-lhe que está ao lado do Deus da Guitarra e que este pretende um tal Patek.
"Ele que me contacte", responderia do outro lado do Atlãntico um Philippe Stern entre o divertido e o curioso.
Não podemos garantir que o relógio desta história seja aquele que Clapton vai levar a leilão a 12 de Novembro na Christie's, em Genebra. O exemplar em causa é possivelmente o mais valioso da colecção do músico, que gosta muito de relógios e até editou um álbum chamado "Timepieces"...
O Patek Philippe Perpetual Calendar Chronograph (referência 2499/100P) foi lançado em 1951. A referência 2400 foi produzida duarnte quase 35 anos, durante os quais apenas 349 relógios foram feitos.
O que torna o relógio de Clapton ainda mais raro é o facto de apenas dois terem sido feitos com caixa em platina, possivelmente para nem sequer serem vendidos. Um deles está no Museu Patek Philippe, em Genebra. O outro, como se vê, esteve até agora na posse do músico.
Calcula-se que a peça possa atingir os 4 milhões de dólares.
Colaboração de Fernando Correia de Oliveira
Há uns 10 anos, no aeroporto JFK, em Nova Iorque, o português Domingos Piedade, à altura Director da Mercedes AMG, cruza-se com o amigo Eric Clapton no lounge executive, os dois entre voos intercontinentais.
Domingos Piedade, sabendo do gosto de Clapton por relógios, perguntou-lhe quais as últimas aquisições. "Agora ando à procura de um Patek Philippe muito especial, tatati, tatata...".
Para alguma surpresa do músico, Domingos disse-lhe: "Talvez te possa ajudar. Espera aí um pouco". E, sem perder tempo, telefona para o dono da Patek Philippe. Conta-lhe que está ao lado do Deus da Guitarra e que este pretende um tal Patek.
"Ele que me contacte", responderia do outro lado do Atlãntico um Philippe Stern entre o divertido e o curioso.
Não podemos garantir que o relógio desta história seja aquele que Clapton vai levar a leilão a 12 de Novembro na Christie's, em Genebra. O exemplar em causa é possivelmente o mais valioso da colecção do músico, que gosta muito de relógios e até editou um álbum chamado "Timepieces"...
O Patek Philippe Perpetual Calendar Chronograph (referência 2499/100P) foi lançado em 1951. A referência 2400 foi produzida duarnte quase 35 anos, durante os quais apenas 349 relógios foram feitos.
O que torna o relógio de Clapton ainda mais raro é o facto de apenas dois terem sido feitos com caixa em platina, possivelmente para nem sequer serem vendidos. Um deles está no Museu Patek Philippe, em Genebra. O outro, como se vê, esteve até agora na posse do músico.
Calcula-se que a peça possa atingir os 4 milhões de dólares.
Colaboração de Fernando Correia de Oliveira
PAUL McCARTNEY NO ALGARVE
Fotografia inédita de Paul McCartney na Praia da Luz, no Algarve, da autoria de Inácio Gravanita, em Dezembro de 1968. No verso há um autógrafo do Beatle.
Imagem cedida por Fernando Ávila.
LOGO DOS BEATLES MUDA DE MÃOS
A Apple Inc, de Steve Jobbs e Steve Wozmak, é finalmente a detentora dos direitos do logo da Apple Corps, dos Beatles, por 500 milhões de dólares (387 milhões de euros).
"ELEIÇÕES" DE 1969
"As Eleições de Outubro de 1969 - Documentação Básica", coordenação de João Palma-Ferreira, Publicações Europa-América, 1970, 622 págs, 3 € (Livraria Barata, Lisboa)
Legislação, comunicados, manifestos, biografias, resultados, tudo sobre as primeiras "eleições" realizadas sob a "democracia" de Marcello Caetano, faz hoje 43 anos.
Numa badana do livro adverte-se que numerosos obstáculos obrigaram a uma publicação com algumas lacunas.
Este livro, com este preço, foi comprado no dia 25 de Abril de 2012.
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
ALIVE & KICKING
VIRGIN/EDISOM - 532905 - edição portuguesa (1985)
Alive & Kincking (Simple Minds)
Produção de Jimmy Iovinne e Bob Clearmountain, um dos grandes hinos dos anos 80.
MÚSICA DE GEORGE HARRISON
Realizado por Dick Clement, este pouco conhecido filme, "Water", de 1985, com Michael Caine, tem música de Eddy Grant, Eric Clapton e George Harrison.
O Beatle é aliás produtor executivo da película, juntamente com Denis O'Brien.
George Harrison e Ringo Starr aparecem no filme.
AS CARTAS DE JOHN LENNON
"The John Lennon Letters", Hunter Davies, Weidenfeld & Nicolson, 2012, 392 págs., 11,65 £ (amazon.co.uk)
Notável recolha de 285 cartas/notas/telegramas/postais e/ou desenhos escritos por John Lennon a amigos, familiares, fãs, estranhos entre 1951 e 1980.
Hunter Davies faz questão de sublinhar que nenhum deste espólio pertence a Yoko Ono, que escreveu um brevíssimo prefácio.
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
GENESIS ENCORE CASCAIS 75
Já que quase toda a gente neste País parece ter assistido a pelo menos um dos concertos que os Genesis deram em Cascais, corria o ano de 1975, muito provavelmente lá estiveram, também, alguns dos visitantes mais assíduos deste “blogue”, e recordar é viver…
Não é o meu caso, que nunca fui grande adepto do Rock Progressivo, de Peter Gabriel, Mike Rutherford ou Phil Collins, juntos ou a solo.
E se vou ao São Jorge no próximo Domingo ao fim da tarde não será tanto pelos Genesis, mas mais por Bill Callahan…
Mas não deixará de ser interessante ver este documentário realizado por João Dias, com 40 minutos de duração.
Ver o aspecto do “pessoal” em 1975 e encontrar por lá, seguramente, conhecida.
O Programa do Doclisboa 2012 apresenta-o assim:
“O “maior grupo do mundo” com “o melhor álbum do mundo” passou por Cascais há 37 anos. Genesis Encore Cascais 75 relembra como tudo aconteceu nesses míticos concertos de 6 e 7 de Março de 1975. A atmosfera era de euforia e tensão, encanto e luta, mas a proposta estética do grupo transformou um “mero” concerto num momento geracional”.
Prometedor…
Colaboração de Luís Mira
PS - Este programa duplo Genesis/Bill Callaham já terá sido exibido no passado dia 23 de Outubro.
MARC ALMOND E GENE PITNEY
PARLOPHONE - 2031597 - edição portuguesa (1989)
Something's Gotten Hold Of My Heart (Greenaway/Cook)
Com e sem a participação de Gene Pitney, cantor original da canção em 1967.
BEATLES/50 ANOS: É O QUE ESTÁ A DAR...
"Mojo", Special Edition, prefácio de Paul Weller, 132 págs, 16.30 € (Tema-Colombo, Lisboa)
Atenção! A revista não é só sobre "Magical Mystery Tour"!
Without doubt they changed the world during their psychedelic years.
Lennon refused to follow the revolucionnary left without seeing a solution.
The Beatles were the first pop group to allow LSD to influence their music.
Tomorrow Never Knows introduced a new sort of love along with a new sort of music.
Outras coisas interessantes:
Jack White sobre "Rubber Soul"; Geoff Emerick sobre "Revolver"; Graham Cox sobre "Rain"; Nigel Godrich sobre a produção de George Martin; Eric Burdon sobre LSD; Colin Blunstone, Peter Blake e Peter Saville sobre "Sgt. Pepper"...
Excelente edição!
AQUELES DIAS FELIZES
DECCA - PEP 1270
Aqueles Dias Felizes (Those Were The Days) - Pingos De Chuva - Fúria De Viver
Arranjos e direcção de orquestra de Thilo Krasmann.
MAIS UM "LOVE ME DO" ERRADO...
A Amazon (pelo menos a britânica) está a distribuir o "Love Me Do" com o número de código errado no lado B. A matrix é igual em ambas as edições, confirmada pelo computador da EMI - 5099901740172.
Quem gastou balúrdios no eBay deve estar a roer as unhas todas... O disco perdeu valor.
Vamos ver o que vai acontecer em Portugal no próximo dia 29.
Como alguém já escreveu, o mais raro vai ser o disco que sair com o número de código certo!
LLOYD COLE AND THE COMMOTIONS
POLYDOR - 887 510-7 - edição portuguesa (1988)
From The Hip (remix) - Please - Lonely Mile - Love Your Wife