quinta-feira, 30 de junho de 2011

LARGO DO RATO, 1966


Era assim que em 1966 se perspectivava o Largo do Rato, em Lisboa.

Trata-se de uma maqueta de Delfim Marques que imaginou uma avenida construída em viaduto que a tornaria independente, sem cruzamentos, desde a Avenida de Álvares Cabral à Rua Alexandre Herculano.

Mas o jornal desde logo avisou (e com razão, como se viria a provar): é um sonho demasiado arrojado para a modéstia de costumes do nosso Município.

THE BEATLES: YEAH! YEAH! YEAH!


"Beatles", edição de Tim Neely, KP Books, 2005, 512 págs

Simpático livrinho com informação diversa, da discografia à memorabilia...

UMA RARIDADE DE RINGO STARR


Mais do que uma raridade, esta é uma "ilegalidade", ainda por cima autografada pelo próprio baterista dos Beatles (que até se riu quando a assinou, perguntando-me onde a tinha arranjado).

Trata-se de uma primeira amostra do álbum "Vertical Man", de 1998, ainda com a participação de Steven Tyler, dos Aerosmith, em "Drift Away".

Por imposição da Sony (por causa da promoção de "Armageddon", dos Aerosmith), Tyler foi substituído, na versão final, por Tom Petty.

Segundo um site de raridades dos Beatles, só há mais 899 cópias por esse Mundo fora, mas autografada, desconfio que haja mais alguma!

CHINCHILAS ERAM MALANDROS


A vontade era tanta, que os Chinchilas participaram por duas vezes no Concurso Yé-Yé, realizado no Teatro Monumental de Lisboa de 28 de Agosto de 1965 a 30 de Abril de 1966 e ganho pelos Claves.

A confissão é feita 45 anos mais tarde por Vítor Mamede, baterista do conjunto, que volta a reunir-se no próximo dia 02 de Julho para uma actuação no Weather Report, na Aldeia Galega (Sintra).

Nem a imprensa da época nem o júri do Concurso, onde pontificava Martins da Cruz, futuro ministro dos Negócios Estrangeiros de Cavaco Silva, deram por este estratagema dos Chinchilas, ávidos de uma vitória.

"Não fomos os únicos a utilizar essa táctica", revela Vítor Mamede.

A 1ª participação foi no dia 18 de Setembro de 1965, na 4ª eliminatória, ainda os Chinchilas se chamavam Monstros.

Eram então Carlos Bastos, futuro fadista de "Hey Jude", voz e viola-ritmo, Gilberto Guerreiro, viola-baixo, Vítor Mamede, baterista, José Maldonado, piano, e Filipe Mendes, viola-solo.

A estreia dos Monstros foi precisamente no palco do Monumental.

Ficaram em 2º lugar com 28,5 pontos. A eliminatória foi ganha pelos Jets, capitaneados pelo futuro jornalista e escritor João Alves da Costa, com 36,5 pontos.

Vestiram camisolas verdes de gola alta e calças de cor escura.

"E antes de nos chamarmos Monstros éramos os Alberto Morde Na Mãe. Fui eu que inventei o nome e a razão foi simples. A mãe do Carlos Bastos (Carlos Alberto Bastos) insistia para que o filho não faltasse aos ensaios, o que irritava solenemente o Carlos. Daí o nome, ainda hoje adiantado", diz Vítor Mamede.

A segunda participação dos Chinchilas no Concurso, já com a sua designação final, ocorreu na 11ª eliminatória, realizada no dia 06 de Novembro de 1965.

O conjunto era então formado Vítor Mamede, 15 anos, bateria, José Machado, 16 anos, pianista, Filipe Mendes, o Jimi Hendrix português, 17 anos, viola-solo, Mário Piçarra, 18 anos, viola-acompanhamento, e Fernando, 19 anos, viola-baixo.

A eliminatória foi ganha pelos Boys, de Coimbra, futuro Conjunto Universitário Hi-Fi, com 33,5 pontos. Os Chinchilas ficaram novamente em 2º lugar com 28,5 pontos.

Relatos da época indicam que a sua actuação provocou grande burburinho na sala, devido ao ruidoso apoio dos seus adeptos.

Apresentaram-se de casaco preto com botões de metal branco e calças cinzentas. Tocaram e cantaram "Around On Around", "I'm Down", "Do You Love Me?" e "I Love You So", este último da autoria do grupo.

Na 1ª meia-final, realizada no dia 08 de Janeiro de 1966, ganha pelos Sheiks com 49 pontos, os Chinchilas voltaram a ficar no 2º lugar com 33,5 pontos.

Os Monstros deveriam ter tocado na 2ª meia-final, a 15 de Janeiro de 1966, mas já não o fizeram. Ou desistiram ou foram obrigados a desistir...

Na final, a 30 de Abril de 1966, ganha pelos Claves (ex-Saints), os Chinchilas ficaram-se pelo 6º lugar, antepenúltimo, com 29 pontos.

LPA

ESPLANANDO


Finalmente, Lisboa, começa a acordar para as esplanadas. Cá para mim, é uma estratégia dos empresários para não deixar fugir os clientes fumadores... Digo eu! Sim, porque sol e calor sempre houve...

Aqui vai mais uma dúzia:

- Pátio da Galé, Terreiro do Paço, Lisboa;

- Lost In, rua D. Pedro V, 56 (Príncipe Real), Lisboa;

- Cafetaria do MNAC, rua Serpa Pinto, 4 (Museu do Chiado), Lisboa;

- Galeria Zé dos Bois, rua da Barroca, 59 (Bairro Alton), Lisboa;

- Mercearia Criativa, av. Guerra Junqueiro, 4 A (Alameda), Lisboa;

- Pharmacia, edifício da Associação Nacional de Farmácias, rua Marechal Saldanha, 1 (Santa Catarina), Lisboa;

- Quiosques da Avenida, av. da Liberdade, entre os Restauradores e a rua Alexandre Herculano (a "Time Out" promoveu a rua a avenida...), Lisboa;

- TMN Ao Vivo, rua da Cintura, armazém 65 (Cais do Sodré), Lisboa;

- Darwin's Café, avenida Brasília, Ala B, Lisboa;

- Cantina da Estrela, rua Saraiva de Carvalho, 35 (Campo de Ourique), Lisboa;

- Blue Bar do Hotel Baía, av. Marginal, Cascais;

- Fortaleza do Guincho, estrada do Guincho.

PRAÇA DE GIRALDO


Provavelmente o local mais conhecido de Évora.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

FLORES PARA COIMBRA


ORFEU - ATEP 6402

Flores Para Coimbra (J. Fernandes/Manuel Alegre) - Canção Com Lágrimas (AC Oliveira/Manuel Alegre) - Canção do Exílio (António Portugal/Manuel Alegre) - Trova da Planície (F Martins/Orlando de Carvalho)

THE BEATLES IN WASHINGTON DC


No dia 17 de Novembro de 2003 a Passport Entertainment arriscou e colocou no mercado oficial, sem autorização, este DVD com imagens da primeira visita dos Beatles aos Estados Unidos.

Como seria de prever, o DVD foi imediatamente retirado do mercado, mas como ter sorte dá muito trabalho, ainda consegui uma cópia numa das HMVs de Oxford Street, em Londres.

Entretanto, já existe um DVD oficial.

DAKOTA 04


Porta interior, vedada ao público, de acesso aos apartamentos de John Lennon/Yoko Ono no Dakota, em Nova Iorque.

DAKOTA 03


Aspecto de pormenor do jardim interior do Dakota, em Nova Iorque, vedado ao público.

DAKOTA 02


Jardim interior do Dakota, em Nova Iorque, vedado ao público.

DAKOTA 01


Entrada exterior, de acesso livre, do Dakota, em Nova Iorque, local onde John Lennon foi assassinado a 08 de Dezembro de 1980.

Com esforço, pode ver-se Henrique Monteiro, então jornalista de "O Jornal", acenando para o fotógrafo.

terça-feira, 28 de junho de 2011

RUSTY ANDERSON SEM PAUL McCARTNEY


INTRIGUE MUSIC - 8 596390 010467 - 2009

Born On Earth - Timed Exposure - Baggage Claim - Private Moon Flower - Julia Roberts - Under A White Star - Where Would We Go? - New Beginning - These Are The Days - Funky Birthday Cake - Intro

Terceiro e último álbum de Rusty Anderson, guitarra-solo da actual banda de Paul McCartney.

Nem Paul nem os restantes membros da banda participam no álbum, mas trata-se de um disco interessante, com relevo para uma homenagem a Julia Roberts, com harmónica.

Mas Paul tocou em "Hurt Myself", do primeiro álbum do guitarrista, "Undressing Underwater", de 2003.

Rusty Anderson fez parte dos Ednaswap, banda que criou o êxito de Natalie Imbruglia, "Torn", de 1998.

DANIEL BACELAR E OS GENTLEMEN


em baixo: António Sousa Freitas (bateria), Daniel Bacelar (voz) e Jorge Carp (baixo);

em cima: Claude Carp (solo) e Jaime Queimado (acompanhamento).

MERCEDES 900 MPL


Dez anos depois, Paul McCartney parece manter a mesma viatura. Pelo menos, o modelo e a matrícula são. O exemplar é que pode ser outro...

Fotografia tirada a 14 de Outubro de 1997, junto ao Royal Albert Hall, em Londres, por ocasião da estreia mundial de "Standing Stone".

Segundo um amigo meu, especialista em automóveis, este Mercedes de Paul McCartney, é uma máquina
transformada pela divisão desportiva da Mercedes, a AMG, que em 1993 tinha um carro quase igual a competir no DTM (Deutsche Tourenwagen-Meisterschaft - German Touring Car Championship), o
campeonato de turismo alemão.

O carro na base da máquina que está na foto é o modelo Mercedes-Benz 190 (a compact executive car manufactured by Mercedes-Benz from 1982 to 1993 - Wikipedia).

AMG models typically have more aggressive looks, a higher level of performance, better handling, better stability and more extensive use of carbon fibre than their regular Mercedes counterparts. AMG models are typically the most expensive and highest-performance of each Mercedes class. (Wikipedia) 

MERCEDES 900 MPL


Viatura particular de Paul McCartney fotografada no dia 09 de Dezembro de 1987 em Stone House, Rushlake Green, Heathfield, East Sussex, Inglaterra, por ocasião da primeira entrevista de sempre de um Beatle à televisão portuguesa.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

MIKE McGILL


ORFEU - SAT 802 - 1969

Our Last Goodbye (W. House/N de Caro) - Without Her (Nilsson)

Acompanhamento de Pop Five Music Incorporated, produção de Fernando de Matos.

Não há muita informação sobre Mike McGill.

José Viale Moutinho escreve na contracapa deste disco que se trata de um inglês que emigrou com punhados de esperança e uma voz exemplar, um jovem calmo que neste single se revela em Portugal, acompanhado pelo nosso melhor conjunto instrumental, o Pop Five Music Incorporated.

Em 1971, Mike McGill ainda se encontrava em Portugal. Nesse ano gravou outro single para a Zip-Zip que um dia destes aparecerá por aqui.

No feicebuque escreveu Álvaro Azevedo, um dos músicos do Pop Five:

Este cantor inglês namorava uma portuguesa que por sua iniciativa contactou a nossa editora Orfeu. A partir daí a editora meteu-nos no projecto e nós ensaiamos dois temas com o homem e gravámos o respectivo single. 


Claro que a editor
a colocou o nome do grupo contra a nossa vontade, pois não nos identificávamos com aquela onda. 


Mas como na época o grupo era muito conhecido a intenção era furar o mercado. Não passou disso!!!! 


Acho que nem para a história ficou..
 

BEACH BOYS


Capitol - K 23183 - edição alemã

Sloop John B - You're So Good To Me

Colaboração de PPBEAT

6º EP DE NATÉRCIA BARRETO (1970)


PARLOPHONE - JGEP 12019 - edição sul-africana (1970)

Caminha ao Sol Amigo (Pereira Pinto) - Traz Nas Mãos um Bragado de Flores (Pereira Pinto/Júlio Correia) - Cada Vento (M dos Santos/António Quadros) - Homens do Mar (Luís Arriaga)

Produção de Joe Nofal, arranjos de Robin Netcher, engenheiro de som Leo Lagerwey.

Consegui finalmente este EP - 22 de Agosto de 2013 -, completando assim a discografia de Natércia Barreto.

domingo, 26 de junho de 2011

OTIS REDDING


ATLANTIC/ALVORADA - EP-02-22 - edição portuguesa

The Dock Of The Bay - These Arms Of Mine - Sweet Lorene - I've Been Loving You Too Long

Colaboração de PPBEAT

TWIN PEAKS


WARNER BROTHERS - 7599-26316-2 - 1990

Twin Peaks Theme (instrumental) - Laura Palmer's Theme (instrumental) - Audrey's Dance (instrumental) - The Nightingale (Julee Cruise) - Freshly Squeezed (instrumental) - The Bookhouse Boys (instrumental) - Into The Night (Julee Cruise) - Night Life In Twin Peaks (instrumental) - Dance On The Dream Man (instrumental) - Love Theme From Twin Peaks (instrumental) - Falling (Julee Cruise)

O autógrafo foi-me concedido no dia 26 de Junho de 1996, faz hoje 15 anos, quando Angelo Badalamenti veio a Portugal com Tim Booth, dos James, promover o álbum "Booth and the Bad Angel", feitos por ambos, claro.

SANTO ANTÓNIO DE ALFAMA


No bairro lisboeta de Alfama.

O bacalhau gratinado não é mau. A decoração é com fotografias de artistas, sobretudo de cinema, mas está lá uma de Nelly Furtado com um "obrigadinho".

A puxar para o carote... 18 € por um bife do lombo...

sábado, 25 de junho de 2011

A TROIKA E FÃS...


Duo A Troika actuando ao vivo com fãs...

CONTAS TRANSPARENTES


Como podem verificar, o duo A Troika e seus acompanhantes, 14 pagantes no total, optou preferencialmente pelos líquidos...

O que não admira, dado o calor...

As bebidas alcoólicas consumiram 35% por canto da conta... ora façam lá as contas...

DUO "A TROIKA"


O duo "A Troika", composto por Duarte Villardebó e Soares Rosa, animou hoje um repasto fantástico deste blogue, reunindo à sua volta uma série de carolas que cantou a pleno pulmões canções dos Beatles, Searchers, Everly Brothers, Kinks e outros, basicamente, um nunca mais acabar...

Ocasionalmente, o duo teve a colaboração de Daniel Bacelar que, contra a opinião generalizada dos presentes, continua a evitar cantar canções do seu próprio repertório...

A primeira parte foi preenchida por um jovem Tomás que nos brindou com canções relativas aos santos populares, também aos Beatles, terminando com uma fulgurante versão do Hino Nacional.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

HYUNDAI IX 20


HEAVYROC RECORDS - HRM004 - 2010

Locomotive - Sister Wife - Don't Care About Anything - Choice Notes - Sweet James - Fingers And Toes

A fantástica banda sonora do anúncio do Hyundai IX 20 é a faixa "Choice Notes", deste promo de Alex Winston.

2º E ÚLTIMO EP DO DUO ARCO NEGRO (1969)


PRÉSIDENT - PRC 662 - edição francesa (1969)

Recordação - Canção dos Pobres - O Amor Brilhará - Mulher Infiel

Todas as canções estão assinadas por Alcino Malheiro Ferreira.

Dão-se alvíssaras a quem possuir informações sobre este duo...

GUIA MICHELINHO


"Guia de Restaurantes 2011", Time Out, 2011, 192 págs, 9,90 €

O nosso Guia Michelin, neste blogue carinhosamente tratado como Michelinho, apresenta os 20 melhores restaurantes de Lisboa, por odem alfabética:

- 2780 Taberna

- Adraga
- Alma
- Assinatura

- Bica do Sapato
- Bistro 100 Maneiras
- Bocca

- Cimas
- Confraria

- De Castro Elias

- Eleven

- Faz Gostos LX
- Feitoria
- Fortaleza do Guincho

- Largo

- Pedro e o Lobo

- Pinóquio

- Salsa e Coentros
- Solar dos Presuntos

- Tasca da Esquina

Não me apanham em algum, excepção para Adraga e Solar dos Presuntos.

GNR INTERROMPE ESPECTÁCULO

Abruptamente, a GNR de Sintra, fazendo lembrar a repressão ditatorial pré-25 de Abril, de que era força instigante, recordou esta noite os seus tempos de outrora, de que provavelmente estará saudosa (é o que se supõe), ao interromper inopinadamente o concerto do Conjunto Mistério nas festas de São Pedro.

Nada fazia prever o sucedido.

O Conjunto Mistério, na ocasião com Duarte Mendes (viola-ritmo e voz), Edmundo Silva (viola-baixo e voz), José Pino (viola-solo), Vítor Mamede (bateria) e Daniel Bacelar (voz), encontrava-se praticamente no terminus da sua actuação, quando duas pessoas vestidas com farda da GNR determinou o fim do espectáculo 10 minutos antes das 24H00.

Gerou-se algum sururu, alegando as pessoas vestidas com a farda da GNR de que cumpriam ordens (é o que sempre invocam!).

Ordens já de Passos Coelho, ripostaram os mais indignados.

Enquanto a ordem era cumprida, a festa/feira continuava livremente com a sua animação sonora generalizada na aparelhagem para todo o mundo...

Como quer que seja, o Conjunto Mistério deu prestígio às festas de São Pedro, com uma actuação irrepreensível, autêntica reprodutora da alegria inocente e ingénua dos anos 60, quando não importunada pela GNR.

Os músicos, esses sim, estiveram de parabéns, excelentes executantes, bem ensaiados. Volto à minha: pena que Daniel Bacelar não se distancie de Ricky Nelson. Não precisa dele...

quinta-feira, 23 de junho de 2011

LATE IN THE EVENING


WARNER BROTHERS - WAR 17666 - edição portuguesa (1980)

Late In The Evening (Paul Simon) - Now The Heart Approaches What It Yearns (Paul Simon)

Produção de Phil Ramone e de Paul Simon

NOVOS TALENTOS... EM INGLÊS


Mais de 50 por cento destes Novos Talentos Portugueses canta em inglês e tem a sua designação na língua de Shakespeare.

CONJUNTO MISTÉRIO HOJE EM SINTRA


Um novo Conjunto Mistério, com Daniel Bacelar na primeira voz, estreia-se hoje em Sintra nas Festas Populares da vila, em São Pedro de Penaferrim.

Da esquerda para a direita, Vítor Mamede (bateria), Duarte Mendes (viola-ritmo, voz e comichão nas costas), Daniel Bacelar (voz e ar de pastor anglicano), Edmundo Siva (baixo e voz) e José Pino (viola-solo e voz de comando).

Tanto quanto se sabe, Daniel Bacelar cantará 5 canções de Ricky Nelson, mas nem uma sua, havendo depois interpretações de êxitos dos Shadows e do próprio Mistério.

A splendid time is guaranteed for all.

ARENA D'ÉVORA


A Arena d'Évora, antiga Praça de Touros, foi inaugurada faz hoje 4 anos.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

PHIL LYNOTT EM PORTUGAL


"Record Collector", 390, Julho 2011, pág. 36

ROLLING STONES NA "RECORD COLLECTOR"


"Record Collector", 390, Julho 2011, € 7.20 (Tema, Lisboa)

CAPA EXTERIOR DA MOJO


Esta é a capa exterior da edição especial da revista britânica de música "Mojo" dedicada aos anos 60 e que inclui um single de vinil dos Beach Boys.

NOVO BEACH BOYS EM VINIL


BROTHER RECORDS/CAPITOL/MOJO

Cabin Essence (Brian Wilson/Van Dyke Parks) - Wonderful (Brian Wilson/Van Dyke Parks)

Trechos incluídos na futura edição de "The Smile Sessions".

Este é um single de vinil amarelo transparente incluído na edição especial da revista britânica de música, "Mojo", dedicada aos anos 60.

EDIÇÃO ESPECIAL DA MOJO


A revista britânica de música "Mojo" acaba de publicar uma edição especial dedicada aos anos 60 com especial ênfase nos Beach Boys.

Com 130 páginas (18 €), a revista contém uma entrevista com Brian Wilson e também reportagens diversas sobre os Beatles, Jackie DeShannon, Bob Dylan, Rolling Stones, James Brown, Monkees, Cream...

Junto com a edição, inclui-se um vinil amarelo transparente com "Cabine Essence" e "Wonderful", dos Beach Boys.

50 ANOS DA 1ª GRAVAÇÃO DOS "BEATLES"


POLYDOR - 10 24 673 - reedição alemã (1986)

My Bonnie (Mein Herz Ist Bei Dir Nur) - The Saints (When The Saints Go Marching In)

Faz hoje 50 anos que George Harrison, John Lennon, Paul McCartney e Pete Best gravaram o seu primeiro disco (como Beat Brothers) acompanhando Tony Sheridan.

A gravação, que se terá completado no dia seguinte, ocorreu num Liceu de Hamburgo, Friedrich Ebert Halle, num palco improvisado, sob condução de Bert Kaempfert.

A primeira canção a ser gravada foi "My Bonnie", uma versão beat do clássico "My Bonnie Lies Over The Ocean", que em Outubro de 1961, quando foi editada, atingiu o 5º lugar do top alemão.

Na mesma sessão foram também gravadas "The Saints (When The Saints Go Marching In)", novo arranjo de outro clássico, "Why (Can't You Love Me Again)", um original de Tony Sheridan, "Cry For A Shadow", um instrumental de John Lennon e George Harrison, e "Nobody's Child", de Hank Snow.

E no dia 24 de Junho foi gravado "Ain't She Sweet", com John Lennon a cantar, e "If You Love Me, Baby/Take Out Some Insurance On Me, Baby", já em estúdio (Studio Rahlstedt (Wandsbek)).

A imagem reproduz a edição original de "My Bonnie" (POLYDOR NH 24673), de Outubro de 1961, considerado o primeiro disco comercial onde os Beatles participam.

RUA DAS ABERTAS


Arco da Calheta, ilha da Madeira.

Colaboração de Cadernetas e Cromos