sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

ATÉ AO PESCOÇO


GUILDA DA MÚSICA - DP 008 - 1972

Face 1

Até Ao Pescoço - Quem Nos Viu E Quem Nos Vê - O Boi Ascencional - Em Terra De Cegos - Desarmados Até Aos Dentes

Face 2

Pare, Escute E Olhe... - Grande, Grande, Era A Cidade - Tango Dos Pequenos Burgueses - Maria Canção - Arte Poética (Hélia Correia/José Jorge Letria)

Manifestação de interesses: sou amigo de José Jorge Letria, mantive com ele, nos anos 60/70, algumas pequenas cumplicidades, na Faculdade de Direito de Lisboa, nas fugas à GNR/PIDE, na própria promoção deste LP (proibido pela censura).

Posto isto e contra ventos e marés, considero "Até Ao Pescoço" um dos melhores LPs da história da música popular portuguesa, inicialmente baptizado "O Calcanhar De Aqueles".

A explicação poder-se-á, talvez, encontrar no contexto, no ambiente de então.

É impossível não ficar indiferente à beleza de "Grande, Grande, Era A Cidade", à ânsia de "Desarmados Até Aos Dentes", à ironia de "Tangos Dos Pequenos Burgueses", à elegância de "Quem Nos Viu E Quem Nos Vê", à ternura de "Maria Canção", à raiva de "Arte Poética".

O LP foi gravado nos famosos estúdios franceses Strawberry, em Hérouville (José Afonso, José Mário Branco), nos dias 27, 28, 29 e 30 de Janeiro de 1972, com Gilles Sallé (captação de som e misturas), José Mário Branco (arranjos e direcção de José Mário Branco), Manuel Jorge Veloso (produção) e Francisco Fanhais (coros).

Muitos músicos franceses, alguns com carreira não despicienda, participaram nas gravações.

10 comentários:

filhote disse...

Caro Ié-Ié, quando for a Lisboa, estarei disponível para fazer contigo uma audição atenta deste disco. Entre tremoços e um copo de vinho.

Em tempos, foi me dado a ouvir "Até ao Pescoço" - pela mão de um tio -, e não gostei. Pode ser que da próxima vez consiga ouvir o que não ouvi da primeira...

Anónimo disse...

Caro Filhote,

se audição fôr devidamente acompanhada por bom vinho, escorrega melhor!

Abraço
(S)LB

P.S. Ai que saudades da saída de praia do Posto 8 seguida de um chopp no Sindicato do dito!

ié-ié disse...

Garanto-te que não vais ficar por uma única audição. O agrado da surpresa, a cerveja e os tremoços e o aplauso de Gin-Tonic vão ser tais que passaremos a tarde a ouvir o disco!

LT

ié-ié disse...

E o SLB está convivado, é claro!

LT

Karocha disse...

Segundo ouvi dizer ele não anda nada bem desde que é director da SPA...

filhote disse...

Ó meu caro (S)LB, só te digo que o Rio está mais instigante do que nunca!

Ainda hoje, posto 8 seguido de um copo de Açaí e um palmier na Confeitaria Ipanema... no final da tarde caiu uma chuvada tropical que serviu para refrescar o ar... e à noite, dei um salto com amigos ao Belmonte no Flamengo (conheces?)... chopp e empadinhas de siri do melhor!!!

filhote disse...

Amigo Ié-Ié, é verdade que também não esperava ser arrebatado pelas canções do José Almada. Por isso, tudo é possível...

Anónimo disse...

Amigo Filhote,

eu sei que como se diz por aí, inveja é coisa feia, mas a tua descrição do dia de ontem é como o 'Perfect Day' do Lou Reed, na voz da malograda Kirsty MacColl e de Evan Dando.
Como não poderia conhecer o Belmonte da praia do Flamengo(sempre lotado, onde se bebe chopp em pé, apoiando os copos nos barris de cerveja), mas por questão de proximidade, sou mais frequentador do Belmonte da Praça Gen. Osório, em Ipanema e também gostar do Amarelinho, na Paraça Floriano/Cinelândia, apesar de ainda assim, os botequins meus preferidos estejam no Leblon: o Bracarense, na José(?) Linhares e o Jobi, na Ataúlfo de Paiva.

Fica então combinado um chopp e dois dedos de conversa sobre o nosso Glorioso, já para o próximo mês, tanto mais porque, nesta função de correio transatlântico com que fui investido pelo LT, (estou num processo para convencê-lo a voltar a essa paragens) irei ser portador de um bem, que cuidarei como se de meu filho se tratasse, destinado ao teu valioso acervo.

Abraço
(S)LB

P.S. Já que vais à confeitaria Ipanema, pede um Joelho, os melhores do Rio!

Rato disse...

E nunca foi editado em CD?

ié-ié disse...

Só pelo "nobre falido", ah! ah! ah! Que eu saiba, só há um CD do JJL, cuja capa já aqui foi colocada: http://guedelhudos.blogspot.com/2008/06/jos-jorge-letria-faz-hoje-57-anos.html

O alinhamento é:

Tango dos Pequenos Burgueses - Arte Poética - Quem Nos Viu E Quem Nos Vê - Em Terra De Cegos - Pare, Escute E Olhe... - Desarmados Até Aos Dentes - Grande, Grande Era A Cidade - Folhetango - Conta Corrente - Cantiga De Despertar - Ai, Luiz Vaz, Luiz Vaz - Tango Desconcertante

LT