domingo, 4 de novembro de 2007

NOVA ANTENA


O nosso amigo José é um especialista e um coleccionador de revistas.

Com certeza que conhecerá esta. É a "Nova Antena" (tinha havido antes a "Antena"), revista de televisão e rádio, semanário da RTP, da RR e do RCP.

Naqueles tempos, eram as únicas revistas onde se podia encontrar alguma informação sobre música. Os jornais não ligavam e revistas especializadas não havia.

Este número é de 29 de Novembro de 1968 e tem uma capa psicadélica. A fotografada é Maria Fernanda, um dos rostos mais conhecidos da televisão.

A revista era dirigida por José Maria de Almeida e tinha Fernando Peres como director-adjunto e editor.

A redacção era formada, entre outros, por Luís Filipe Costa, Orlando Dias Agudo, Matos Maia, João Paulo Guerra, José Atalaya, Francisco Nicholson, Torquato da Luz, Mário Dias Ramos e Alfredo Alvela.

Na Grã-Bretanha, o correspondente era Hernâni Santos.

A revista custava 5$00 (na Metrópole).

3 comentários:

Rato disse...

É curioso falares nestas revistas, pois ainda nesta sexta-feira saquei dois exemplares num alfarrabista do Chiado: a "Nova Antena" nº 9 (Dezembro de 68) e a "Antena" nº 69 (Janeiro de 68), qualquer delas bem mais interessantes do que a tal "Mundo Moderno", apesar de todas elas terem, claro, um denominador comum: "Visada pela Comissão de Censura". A última, então (com um formato mais pequeno do que a sua sucessora), traz na capa uma fotografia magnífica da Faye Dunaway e no interior artigos sobre a Jane Fonda e o Vadim (incluindo uma entrevista a este último a propósito do filme "Barbarella"), Peter Paul & Mary, a francesa Barbara, Cliff Richard, Beatles, David McCallum, Petula Clark. Tudo artigos com interesse (que me deram um ganda gozo ler) e ilustrados com belissimas fotografias.

ié-ié disse...

A que alfarrabista vais, ou é segredo de Estado?

Luís

josé disse...

Já tá uma resposta no Rapsódias. E a seguir vem uma abordagem da r&t, a revista do nacional-cançonetismo.